O Estágio Supervisionado e a afetividade no ensino de Matemática: contribuições na construção da identidade docente

Autores

  • Breno Ribeiro universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Kátia Lima Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Afetividade, Identidade profissional docente

Resumo

O presente relato apresenta reflexões a respeito da afetividade em sala de aula, bem como de que forma a relação professor-aluno pode contribuir para a construção da identidade profissional docente. Ele se baseia nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, ocorrido em uma escola pública municipal de Amargosa - BA, de março a maio de 2023. A partir das observações e das regências, foi possível identificar dificuldades dos alunos e observar sua relação com os professores, constatando a importância de criar um ambiente afetivo e enriquecedor na sala de aula. E a partir disso, tendo consciência da dificuldade de ser reconhecido no papel de professor-estagiário, foi necessário criar estratégias para estabelecer uma relação de afetividade em sala de aula. Essa abordagem refletiu em minha identidade profissional como professor e destacou a importância do afeto e da transição de estagiário para o papel de professor durante o estágio. Dessa forma, conclui-se que o Estágio Supervisionado pode proporcionar aos licenciandos uma oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e observar as relações e desafios presentes na sala de aula.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

RIBEIRO, Breno; LIMA, Kátia. O Estágio Supervisionado e a afetividade no ensino de Matemática: contribuições na construção da identidade docente. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/40.. Acesso em: 11 fev. 2025.