Aprendizagem sobre números irracionais: experiências com estudante do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Daniel Martins Campos Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Números Irracionais , Aprendizagem Matemática, Investigação, Aprendizagens profissionais, Ação docente

Resumo

A proposta de realização de uma microinvestigação foi uma das tarefas propostas no componente curricular Educação Matemática II, que teve como objetivo o observar para compreender o processo ensino-aprendizagem de objetos matemáticos. Para a realização tivemos a escolha do objeto matemático a ser trabalhado e a identificação de um colaborador, em seguida consultamos a Base Nacional Comum Curricular (2018), a fim de identificar quais os objetos de conhecimento e as habilidades deveriam ter sido explorados e desenvolvidos no ano anterior, durante o período de ensino remoto, e a partir dessa informação e, em diálogo com a estudante definir o que seria explorado nos encontros previstos para a microinvestigação.

Referências

BROUSSEAU, Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006.

CHACÓN, Inés María Gómez. Matemática Emocional: Afeta na Aprendizagem Matemática . Edições Narcea, 2000.

Matemática no 9° ano de ensino fundamental na perspectiva das habilidades da BNCC e JRC - Lucas do Rio Verde-MT/ Daniele Miguel da Silva; Acelmo de Jesus Brito; Márcio Urel Rodrigues (Org.). - Barra do Bugres: UNEMAT, 2020. ISBN: 978-65-00- 06821-4

VERGNAUD, Gérard. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares.. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar.. . Curitiba: Editora da UFPR. 2009

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

CAMPOS, Daniel Martins. Aprendizagem sobre números irracionais: experiências com estudante do 9º ano do Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/43.. Acesso em: 11 fev. 2025.