Aprendizagem sobre números irracionais: experiências com estudante do 9º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Números Irracionais , Aprendizagem Matemática, Investigação, Aprendizagens profissionais, Ação docenteResumo
A proposta de realização de uma microinvestigação foi uma das tarefas propostas no componente curricular Educação Matemática II, que teve como objetivo o observar para compreender o processo ensino-aprendizagem de objetos matemáticos. Para a realização tivemos a escolha do objeto matemático a ser trabalhado e a identificação de um colaborador, em seguida consultamos a Base Nacional Comum Curricular (2018), a fim de identificar quais os objetos de conhecimento e as habilidades deveriam ter sido explorados e desenvolvidos no ano anterior, durante o período de ensino remoto, e a partir dessa informação e, em diálogo com a estudante definir o que seria explorado nos encontros previstos para a microinvestigação.
Referências
BROUSSEAU, Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006.
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Matemática no 9° ano de ensino fundamental na perspectiva das habilidades da BNCC e JRC - Lucas do Rio Verde-MT/ Daniele Miguel da Silva; Acelmo de Jesus Brito; Márcio Urel Rodrigues (Org.). - Barra do Bugres: UNEMAT, 2020. ISBN: 978-65-00- 06821-4
VERGNAUD, Gérard. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares.. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar.. . Curitiba: Editora da UFPR. 2009
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