Estágio Supervisionado I: relato das observações em uma turma de 7º ano
Palavras-chave:
Estágio de Observação, Ensino de Matemática, Formação de ProfessoresResumo
Este relato de experiência objetiva explanar e refletir acerca de uma vivência ocorrida durante o período de Estágio Curricular Supervisionado I, ao longo do segundo semestre do ano de 2022. As atividades foram desenvolvidas em aulas de Matemática, em uma turma do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Senhor do Bonfim-BA. Durante a vivência do estágio na escola, foi possível observar a dinâmica entre a professora e os alunos, questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem e dos processos educacionais que ocorrem nesse ambiente. Portanto, por meio desta experiência podemos perceber a importância do estágio para a constituição profissional do graduando e para a formação docente de futuros professores de Matemática, apesar das dificuldades enfrentadas e percebidas durante esta etapa.
Referências
COELHO, Nara.; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A função Social da Escola Pública e Suas Interfaces. IN: I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontífice Universidade Católica do Paraná.
Curitiba, PR, 7 - 10 nov. 2011.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho; SILVA, Américo Junior Nunes da. O Estágio e a Formação do Professor de Matemática. Revista Brasileira de Educação Básica - Ano 5 | N° 17 | Maio - Setembro | 2020. Disponível em:
http://rbeducacaobasica.com.br/o-estagio-e-a-formacao-do-professor-de-matematica/. Acesso em: 20 ago. 2022.
COSTA, Andreia Alves da; ALBUQUERQUE, Leila Cunha de. Avaliação da
Aprendizagem Matemática na Perspectiva dos Processos Avaliativos Utilizados por Professores do Ensino Fundamental Anos Finais. Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015. ISSN: 2178-6275. Disponível em:
https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/download/541/503. Acesso em: 06 jul. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
ROCHA, Ermita do Amaral; SILVA, Américo Junior Nunes da. O Estágio Curricular Supervisionado de Observação: Tecendo Reflexões e Refletindo Sobre Esse Espaço de Formação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Revista
Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 07, pp. 61-71. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estagio-curricular. Acesso em: 20 ago. 2022.
SHIMAZAKI, Elsa Midori; DIAS, Lucyanne Cecília; MORI, Nerli Nonato Ribeiro.
Causas das dificuldades na leitura e escrita. In: COLE, 2007, Campinas - SP. v. 01. p. 01-09.
SILVA, Américo Júnior Nunes da; SOUZA, Ivanete Dos Santos de; BARROS, Simone Santos; ALMEIDA, Jefferson Dias Silva. O Professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre Dimensão Política e Pedagógica?. Jundiaí, SP - Paco Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Baiano de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.