Experiências desenvolvidas e aplicadas por bolsitas do Programa Residência Pedagógica (PRP)

Autores

  • Jadiel Santos dos Reis Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Larissa Ferreira Perreira Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Maria de Fátima Costa Leal Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Capes, Ensino Médio, Mediação Tecnológica, Residência Pedagógica

Resumo

Este texto tem por objetivo, discorrer sobre o processo de desenvolvimento de algumas atividades produzidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), para atender turmas da segunda série do Ensino Médio e as experiências vivenciadas por meio dos encontros formativos com as coordenadoras e preceptoras do projeto. Essas atividades foram executadas em quase sua totalidade por meio da mediação tecnológica com o uso de ferramentas como o Google Meet, Microsoft Teams, Google Classroom e WhatsApp, do qual foram importantes ferramentas para mediar os processos formativos. O programa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidades e Centros Educacionais e por meio dele são ofertadas bolsas que atende graduandos de licenciaturas que estão em processo formativo.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

Jadiel Santos dos Reis; Jamilly Santos; Maria Eliana Santana da Cruz Silva. Contribuições do uso dos mapas conceituais para aprendizagem significativa de matemática no projeto de residência pedagógica. In: Anais do VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática

/ Encontro Baiano de Educação Matemática., 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/ebem/ebem- 2021/papers/contribuicoes-do-uso-dos-mapas-conceituais-para-aprendizagem-significativa- de-matematica-no-projeto-de-residencia-pedago> Acesso em: 02 abr. 2022.

LEAL, Maria de Fátima Costa. Teoria e Prática no Processo de Formação Profissional: o caso de um curso de licenciatura em matemática. 2016. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, V. 14, nº 2, ano 2009, p. 77-88, Disponível em:

https://www.anpof.org.br/periodicos/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/692/25305. Acesso em: 1 mai. 2023.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Estudo Dirigido: estratégias e tecnologias para o ensino superior. Secretaria Especial de Educação a Distância, Mato Grosso do Sul: UFMS, ano 2020, Disponível em: https://sead.ufms.br/files/2019/12/estudo_dirigido.pdf. Acesso em: 2 mai. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

REIS, Jadiel Santos dos; PERREIRA, Larissa Ferreira; LEAL, Maria de Fátima Costa. Experiências desenvolvidas e aplicadas por bolsitas do Programa Residência Pedagógica (PRP). Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/46.. Acesso em: 18 fev. 2025.