Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente: experiências de uma bolsista

Autores

  • Tayelle da Silva Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

PIBID, Matemática, Ensino-Aprendizagem, Formação docente, Experiências

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever toda a minha trajetória e experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é de grande importância para a formação dos estudantes de licenciatura em Matemática em virtude de a prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro docente. Tenho como intuito relatar as teorias e práticas desenvolvidas, como também estratégias e metodologias diversificadas e eficazes para o ensino e aprendizagem da matemática. O PIBID permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades lúdicas, dinâmicas e contextualizadas e nas reflexões sobre a importância da aprendizagem da matemática. Além da importância e contribuições do PIBIB na formação acadêmica do licenciando em Matemática, destaca-se ainda as atividades desenvolvidas em sala de aula, com o intuito de minimizar as dificuldades dos alunos.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Tayelle da. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente: experiências de uma bolsista. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/47.. Acesso em: 18 fev. 2025.