A importância do Programa Residência Pedagógica para a  formação do professor de Matemática: experiências de uma bolsista residente

Autores

  • Tayelle da Silva Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Matemática, Ensino-aprendizagem, Formação docente, Vivências

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo descrever algumas vivências no Programa Residência Pedagógica do núcleo - A pesquisa da prática nos processos formativos de ensino e aprendizagem de ser professor: vivências no curso de licenciatura de matemática - no período de novembro de 2020 à abril de 2022. O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que tem por objetivo estimular a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste relato trago como bolsista residente, minhas vivências e aprendizagens obtidas durante este período de tempo no programa, bem como demonstrar as contribuições do PRP e o quanto o mesmo foi importante para minha formação como futura docente.

Referências

LEAL, M.F.C. Teoria e prática no processo de formação profissional: o caso de um curso de licenciatura. 2016. 235 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016, p.51-84.

Tayelle da Silva; MARIA DE FATIMA COSTA LEAL LEAL; Maridete Brito Cunha Ferreira. VIVÊNCIAS DA TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. In: ANAIS DO VIII FóRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMáTICA/XIX ENCONTRO BAIANO

DE EDUCAçãO MATEMáTICA, 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/ebem/ebem- 2021/papers/vivencias-da-teoria-e-pratica-na-formacao-do-professor-de-matematica-- uma-experiencia-impar-no-programa-residencia-pedag> Acesso em: 02 abr. 2022.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Tayelle da. A importância do Programa Residência Pedagógica para a  formação do professor de Matemática: experiências de uma bolsista residente. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/48.. Acesso em: 11 fev. 2025.