A trilha da porcentagem: aplicação dos Anos Iniciais ao Ensino Médio

Autores

  • Tailan de Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Alana Silva dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Jogos, Porcentagem, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências de dois futuros professores, e autores deste trabalho, relativas à participação na V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022, realizada no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em particular, essas experiências referem-se à relação entre teoria e prática no contexto da construção do ser docente, vivenciadas no componente curricular de Estágio Supervisionado IV. Posto isto, relatamos o processo de pensar a aplicação de um jogo para estudantes da rede pública e privada da cidade de Amargosa-Ba e cidades circunvizinhas, sendo estes do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. Além disso, comunicamos sobre a importância do estágio supervisionado no processo formativo de futuros professores, o uso de jogos como ferramenta e metodologia de ensino, as tomadas de decisões em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos e o uso de habilidades didáticas para o ensino de matemática.

Referências

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, A. W. M.; JESUS, G. B. Um estudo referente aos jogos em três coleções de livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental. XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. Salvador- Ba, 2015.

SMOLE, k. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática: cadernos do mathema

– Ensino Fundamental: 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Tailan de Souza; SANTOS, Alana Silva dos. A trilha da porcentagem: aplicação dos Anos Iniciais ao Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/49.. Acesso em: 18 fev. 2025.