Feiras de Matemática: vivências e reflexões de monitores voluntários

Autores

  • Josiel Silva Sales Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Larissa Ferreira Pereira Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Jadiel Santos dos Reis Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Jaíra de Souza Gomes Bispo Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Feiras de Matemática, Formação, Ensino de Matemática, Experiências Escolares

Resumo

O presente relato tem como objetivo externalizar as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão “Feira de Matemática de Alagoinhas” (FEMÁTICA) no campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com o Núcleo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia (SBEM-BA), sendo assim, serão expostas as contribuições para a formação dos monitores durante a licenciatura. A feira tem como objetivos: apresentar experiências escolares no ensino de Matemática; socializar conhecimentos matemáticos relacionados ao cotidiano ou outras áreas das ciências; minimizar a aversão à Matemática; promover a interdisciplinaridade e contextualização; e compartilhar metodologias diversas. Deste modo, as atividades foram distribuídas entre os monitores, sendo realizadas em dois ambientes: na universidade em reuniões semanais com a coordenadora e nas escolas que aceitaram participar do projeto. Assim, os licenciandos atuaram diretamente durante todo o processo e é nessa perspectiva que aqui serão socializados as vivências e reflexões adquiridas por meio do projeto mencionado. Assim, ratificamos que projetos desta natureza são importantes para licenciados, estudantes e professores da Educação Básica, pois contribuem para o processo formativo de ambos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

HOELLER, S. A. de O. et al. Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. HOELLER, S. A. de O. et al (Orgs). Blumenau: IFC, 2015.

LARA, I. C. M. de. O jogo como uma estratégia de ensino. Jogando com a Matemática do 6º ao 9º ano. São Paulo: Rêspel, 2011.

OLIVEIRA, F.P.Z. de; PIEHOWIAK, R.; ZANDAVALLI, C. Gestão das Feiras de

Matemática: em movimento e em rede. In: HOELLER, S.A. de O. et al. Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau: Ifc, 2015. p. 32-47.

SALES, J. S; PEREIRA, L. F; SANTOS, D. B. PIBID e a feira de matemática: contribuições para um ensino significativo de matemática na educação básica. Brazilian Journal of Development, Curitiba: Março, ed. 7, ano 2021, n. 3, p. 23153-23162, 9 mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-161. Acesso em: 26 abr.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SALES, Josiel Silva; PEREIRA, Larissa Ferreira; REIS, Jadiel Santos dos; BISPO, Jaíra de Souza Gomes. Feiras de Matemática: vivências e reflexões de monitores voluntários. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/50.. Acesso em: 14 dez. 2024.