Feiras de Matemática: vivências e reflexões de monitores voluntários
Palavras-chave:
Feiras de Matemática, Formação, Ensino de Matemática, Experiências EscolaresResumo
O presente relato tem como objetivo externalizar as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão “Feira de Matemática de Alagoinhas” (FEMÁTICA) no campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com o Núcleo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia (SBEM-BA), sendo assim, serão expostas as contribuições para a formação dos monitores durante a licenciatura. A feira tem como objetivos: apresentar experiências escolares no ensino de Matemática; socializar conhecimentos matemáticos relacionados ao cotidiano ou outras áreas das ciências; minimizar a aversão à Matemática; promover a interdisciplinaridade e contextualização; e compartilhar metodologias diversas. Deste modo, as atividades foram distribuídas entre os monitores, sendo realizadas em dois ambientes: na universidade em reuniões semanais com a coordenadora e nas escolas que aceitaram participar do projeto. Assim, os licenciandos atuaram diretamente durante todo o processo e é nessa perspectiva que aqui serão socializados as vivências e reflexões adquiridas por meio do projeto mencionado. Assim, ratificamos que projetos desta natureza são importantes para licenciados, estudantes e professores da Educação Básica, pois contribuem para o processo formativo de ambos.
Referências
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