Jogos matemáticos inclusivos na formação inicial de professores

Autores

  • Hávila Said Silva Evangelista Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Atos Silva de Araújo Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Soroban, Educação Inclusiva, Matemática, Moldura do 10, Libras

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus X, no qual apresenta uma amostra de jogos matemáticos inclusivos, realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Paulo Freire. O objetivo central foi relatar como se deu o desenvolvimento da oficina de aplicação de jogos matemáticos voltados para o ensino inclusivo da Matemática, possibilitando aos alunos uma interação mútua entre a brincadeira e o conceito matemático envolvido nela para contribuir na aprendizagem de todos os envolvidos. Os jogos inclusivos selecionados para apresentação foram o Soroban; Moldura do 10; e os jogos de operações Matemáticas em libras. Constatou-se que houve grande interação por parte dos participantes da amostra, no qual, eles despertaram a curiosidade em conhecer e entender os jogos inclusivos e assim garantir uma maior acessibilidade de alunos com necessidades especiais.

Referências

. Lei Nº 13146 - Lei Brasileira de Inclusão, Brasília, 2015.

BOGDAN, R; BIKLEN, S.K. Qualitative Research for Education. Boston, Allyn and Bacon, Inc. 1982.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

. Acesso em: 05 jun. 2023.

DE AZEVEDO. Operações Matemáticas com o soroban (Ábaco Japônes). Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/10869/1686/1/Orlando%20Cesar%20Siade

%20de%20Azevedo.pdf . Acesso em: 09 jun. 2023.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

MANTOAN, M. T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. (orgs). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

SILVA, Aline Elizabety da; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. A inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n° 1, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista- pedagogia/pdf/n13/artigo3.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

XAVIER, Tayná Maria Amorim Monteiro (2018). Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem Matemática para deficientes visuais. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046. Acesso em: 05 jun. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

EVANGELISTA, Hávila Said Silva; ARAÚJO, Atos Silva de; NUNES, Célia Barros. Jogos matemáticos inclusivos na formação inicial de professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/51.. Acesso em: 18 fev. 2025.