Matemática inclusiva: TDAH em foco

Autores

  • Micaela Nery dos Santos Mata Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Matemática, Inclusão, Metodologia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida na I Feira de Matemática (I FEMAT) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Valença (BA) e demonstrar a importância da observação e desenvolvimento da capacidade de realizar cálculos mentais de operações básicas da matemática, mostrando através de jogos como é possível prender a atenção dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e também estimular a concentração. O tema escolhido ocorreu a partir do convite da professora da disciplina Introdução à Matemática, que nos desafiou a desenvolver uma proposta abordando a Educação Inclusiva. Colocamo-nos em desafio e adaptamos dois jogos, a partir de jogos tradicionais – o jogo da cadeira e o jogo da memória, abordando conteúdos matemáticos, desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio. Construímos a proposta em cinco momentos, desde a formação do grupo para planejar e construir os jogos até a culminância, com a apresentação da feira. Acreditamos que novas formas de ensinar e de aprender matemática nos cursos de licenciatura, utilizando estratégias diferenciadas, a exemplo de jogos matemáticos, só contribuem e estimulem o desejo dos estudantes em aprender. A I FEMAT foi importante para nos ensinar e nos mostrar o que devemos agregar em nosso cotidiano acadêmico, como podemos melhorar e implantar novas metodologias de ensino para alcançar uma aprendizagem importante para os nossos futuros professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABDA, Associação Brasileira do déficit de Atenção, 1999. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ Acesso em: 06 jun 2023.

BRASIL, Constituição Federal. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 06 jun 2023.

BRASIL. Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021- 363377461 acesso em: 06 jun 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOS SANTOS. José Maria Ferreira; SILVA AURELIANO, Bruno. As relações métricas no triângulo retângulo: uso lúdico e material concreto como recurso didático na aprendizagem do alunado. In: MAIA, Marília. CHARAPA, Amsranon Guilherme Francione (Orgs.) O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea. O devir entre a teoria e a práxis, Iguatu, CE: Quipá Editora: 2021.

JULIO, Nilzete Mensor. CONEJO, Paulo Domingos. Os jogos como suporte metodológico nas aulas de matemática para a aprendizagem das operações básicas no conjunto dos números inteiros no 7º ano do Ensino Fundamental. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do Professor PDE. Cascabel, PR: 2016.

LEME, Luciana. O que é TDAH. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. (Página digital) Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 10 jul 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MATA, Micaela Nery dos Santos. Matemática inclusiva: TDAH em foco. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/52.. Acesso em: 9 jan. 2026.

##plugins.generic.shariff.share##