Matemática inclusiva: TDAH em foco

Autores

  • Micaela Nery dos Santos Mata Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Matemática, Inclusão, Metodologia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida na I Feira de Matemática (I FEMAT) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Valença (BA) e demonstrar a importância da observação e desenvolvimento da capacidade de realizar cálculos mentais de operações básicas da matemática, mostrando através de jogos como é possível prender a atenção dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e também estimular a concentração. O tema escolhido ocorreu a partir do convite da professora da disciplina Introdução à Matemática, que nos desafiou a desenvolver uma proposta abordando a Educação Inclusiva. Colocamo-nos em desafio e adaptamos dois jogos, a partir de jogos tradicionais – o jogo da cadeira e o jogo da memória, abordando conteúdos matemáticos, desde os anos finais do ensino fundamental até o ensino médio. Construímos a proposta em cinco momentos, desde a formação do grupo para planejar e construir os jogos até a culminância, com a apresentação da feira. Acreditamos que novas formas de ensinar e de aprender matemática nos cursos de licenciatura, utilizando estratégias diferenciadas, a exemplo de jogos matemáticos, só contribuem e estimulem o desejo dos estudantes em aprender. A I FEMAT foi importante para nos ensinar e nos mostrar o que devemos agregar em nosso cotidiano acadêmico, como podemos melhorar e implantar novas metodologias de ensino para alcançar uma aprendizagem importante para os nossos futuros professores.

Referências

ABDA, Associação Brasileira do déficit de Atenção, 1999. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ Acesso em: 06 jun 2023.

BRASIL, Constituição Federal. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 06 jun 2023.

BRASIL. Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021- 363377461 acesso em: 06 jun 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOS SANTOS. José Maria Ferreira; SILVA AURELIANO, Bruno. As relações métricas no triângulo retângulo: uso lúdico e material concreto como recurso didático na aprendizagem do alunado. In: MAIA, Marília. CHARAPA, Amsranon Guilherme Francione (Orgs.) O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea. O devir entre a teoria e a práxis, Iguatu, CE: Quipá Editora: 2021.

JULIO, Nilzete Mensor. CONEJO, Paulo Domingos. Os jogos como suporte metodológico nas aulas de matemática para a aprendizagem das operações básicas no conjunto dos números inteiros no 7º ano do Ensino Fundamental. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do Professor PDE. Cascabel, PR: 2016.

LEME, Luciana. O que é TDAH. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. (Página digital) Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 10 jul 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MATA, Micaela Nery dos Santos. Matemática inclusiva: TDAH em foco. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/52.. Acesso em: 14 dez. 2024.