Uma microinvestigação sobre o foco atencional em Estatística de um estudante

Autores

  • Denise Borges de Oliveira Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Grasielle Chagas Vidal Nunes Centro Universitário de Maringá Autor

Palavras-chave:

Microinvestigação, Mecanismos da Atenção, Estatística, Neurociências Cognitiva

Resumo

O presente relato discuti os resultados de uma microinvestigação sobre a mobilização dos conhecimentos matemáticos de um estudante de Direito de uma universidade do oeste baiano. Os encontros desse estudo giraram em torno da unidade temática Estatística, devido ao interesse demonstrado pelo colaborador por esse tema. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a luz da noção de mecanismos da atenção. Os resultados da experimentação sinalizam para a importância de considerar os mecanismos mínimos que uma tarefa deve ter para ativar os conteúdos da memória dos estudantes na resolução de tarefas matemáticas.

Referências

BORBA, R.; et al. Educação Estatística no Ensino Básico: currículo, pesquisa e prática em sala de aula. Em teia, vol. 2, n. 2, s/p, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. 1997.

FONSECA, L. S.; CAMPOS, M. A.; OLIVEIRA, E. S. S. Delineando tarefas de funções trigonométricas por meio do mecanismo atencional top-down. REVEMAT, v. 16, n. 1, pp. 01-22, 2021.

FONSECA, L. S., et al. O papel das funções cognitivas em praxeologias de tipos de tarefas matemáticas. JIEEM, v.13, n.3, pp.321-328, 2020.

MUNIZ, C. A. As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 13., 2016, São Paulo. Anais [...], São Paulo: SBEM, 2016.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Denise Borges de; NUNES, Grasielle Chagas Vidal. Uma microinvestigação sobre o foco atencional em Estatística de um estudante. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/53.. Acesso em: 18 fev. 2025.