Experienciando o laboratório de visualização matemática – l@vim da UESC

Autores

  • Brunna Batista Costa Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Tailane de Melo Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Kaio César de Santana Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Rosane Leite Funato Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Afonso Henriques Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

PCOC, Impressora 3D, Laboratório de matemática

Resumo

Um Laboratório de Visualização Matemática, pode ser entendido como um espaço físico institucional propício para estudos, investigação, elaboração e construção de recursos didáticos ou modelos concretos que tenham propriedades que facilitam o entendimento de conceitos matemáticos, desde os mais simples aos mais abstratos, a partir da visualização, manipulação, experimentação e coordenação de registros de representação (algébricos, geométricos, gráficos, numéricos e a própria língua materna), apoiando-se na utilização de objetos industrializados, recicláveis, assim como nas técnicas e potencialidades de ambientes de aprendizagens. O Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da UESC é um espaço físico institucional que funciona com base nessa definição, na Pesquisa, no Ensino e na Extensão, trabalhando principalmente com Projetos de Construção de Objetos Concretos (PCOC) materializados na Impressora 3D, a partir da modelagem e gestão de códigos em softwares específicos ou mediante as técnicas de palietagem e papietagem. Neste relato, discorremos com a apresentação das atividades realizadas no L@VIM pelos membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC).

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

COSTA, Brunna Batista; SANTOS, Tailane de Melo; FERREIRA, Kaio César de Santana; FUNATO, Rosane Leite; HENRIQUES, Afonso. Experienciando o laboratório de visualização matemática – l@vim da UESC. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/54.. Acesso em: 9 fev. 2025.