Experienciando o laboratório de visualização matemática – l@vim da UESC
Palavras-chave:
PCOC, Impressora 3D, Laboratório de matemáticaResumo
Um Laboratório de Visualização Matemática, pode ser entendido como um espaço físico institucional propício para estudos, investigação, elaboração e construção de recursos didáticos ou modelos concretos que tenham propriedades que facilitam o entendimento de conceitos matemáticos, desde os mais simples aos mais abstratos, a partir da visualização, manipulação, experimentação e coordenação de registros de representação (algébricos, geométricos, gráficos, numéricos e a própria língua materna), apoiando-se na utilização de objetos industrializados, recicláveis, assim como nas técnicas e potencialidades de ambientes de aprendizagens. O Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da UESC é um espaço físico institucional que funciona com base nessa definição, na Pesquisa, no Ensino e na Extensão, trabalhando principalmente com Projetos de Construção de Objetos Concretos (PCOC) materializados na Impressora 3D, a partir da modelagem e gestão de códigos em softwares específicos ou mediante as técnicas de palietagem e papietagem. Neste relato, discorremos com a apresentação das atividades realizadas no L@VIM pelos membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC).
Referências
HENRIQUES, Afonso. Abordagem Instrumental e aplicações. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática,
[S.L.], v. 23, n. 3, p. 247-280, 27 dez. 2021. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p247-280.
HENRIQUES, Afonso. Análise Institucional & Sequência Didática como Metodologia de Pesquisa. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito - MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.
Bonito - MS: LADIMA, 2016.
HENRIQUES, Afonso; FRIAS, Elisângela Sila; FUNATO, Rosane Leite. Exposição do Laboratório de Visualização Matemática e o papel da Impressora 3D na Produção de Recursos Didáticos. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá/MT. Disponível em: < https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/schedConf/present ations. > Acesso em: 06 jun. 2023.
HENRIQUES, Afonso. Estudo de relações em sala de aula com a presença de ambientes computacionais de aprendizagem - PERSAC, Anais do I Colóquio Internacional sobre Ensino de Ciências e Didática das Ciências CIEDIC, Feira de Santana, 27-31 de outubro de 2014.
HENRIQUES, Afonso; ATTIÊ, João Paulo; FARIAS, Luiz Márcio. Referenciais teóricos da didática francesa: uma análise didática visando o estudo de integrais múltiplas com auxílio do software Maple. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduandos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 51-81, 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/585/436>. Acesso em: 29 abr. 2023.
HENRIQUES, Afonso. Saberes Universitários e as suas relações na Educação Básica - Uma análise institucional em torno do cálculo diferencial e integral e das geometrias. Ibicaraí, Bahia: Via Litterarum, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.