Oriente-se: localizando-me através de um jogo virtual

Autores

  • Karla Thaís Monção Malheiros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor https://orcid.org/0009-0002-0072-014X
  • Rafael Pereira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I, Jogos Digitais, Sequência Didática

Resumo

Pretendemos com este minicurso apresentar a virtualização de uma sequência didática, ou seja, a criação de um game inspirado na SD, com o objetivo de ensinar de forma lúdica as coordenadas cartesianas e geográficas para o quarto e quinto ano do Ensino Fundamental; ao passo que também proporcione aos participantes (professores e futuros professores) novas experiências de aprendizagem. O jogo virtual, denominado “Oriente-se”, busca ensinar os jogadores a se situarem no espaço, aplicando conceitos matemáticos e geográficos. O intuito é que os jogadores concluam o game com uma boa noção de espaço e geolocalização. As ferramentas utilizadas no desenvolvimento do jogo foram React e Typescript, além disso, a biblioteca React Leaflet foi utilizada para a renderização do mapa-múndi em tempo real durante o jogo, proporcionando desafios que requerem a compreensão das direções e da localização dos pontos cardeais e colaterais. A realização do game poderá melhorar o processo de aprendizagem e de ensino, pois é uma maneira mais divertida de aprender os conteúdos apresentados. Tendo isso em vista, podemos perceber a grande necessidade de uma ferramenta que auxilie a civilização desde os primórdios da sua educação. Assim, alinhamos os conceitos matemáticos de pontos cardeais e colaterais juntamente com uma ferramenta de aprendizado que vem se destacado nos tempos atuais, os jogos eletrônicos, a fim de suprir esse déficit de forma fácil e superdivertida.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

MALHEIROS, Karla Thaís Monção; SANTOS, Rafael Pereira; GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Oriente-se: localizando-me através de um jogo virtual. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/57.. Acesso em: 16 mar. 2025.