Contribuições do Estágio Supervisionado no contexto remoto para a constituição do ser professor de Matemática

Autores

  • Rafael Florencio de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Jaíra de Souza Gomes Bispo Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Remoto, Formação Docente, Matemática

Resumo

Os licenciandos ao experienciarem a sala de aula, por meio dos estágios, poderão associar a teoria com a prática e refletirem na sua identidade como futuros professores. Mas, como proporcionar este momento durante a pandemia do COVID-19, que requereu o modelo remoto, sendo que o estágio configura-se num modelo presencial? Por este fato, objetivamos analisar as contribuições do Estágio Supervisionado II de uma Universidade estadual da Bahia, na licenciatura em Matemática para a constituição do ser professor, durante o contexto remoto. Para isso, descreveremos e refletiremos acerca das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado II como a leitura, análise e discussão de textos relacionados a temáticas metodológicas, elaboração e apresentação de oficinas, seminários; e o período de observação, coparticipação e regência numa turma do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Mesmo com os atrasos e desigualdades, principalmente ao acesso à internet pelos estudantes da Educação Básica e aos desafios perante ao ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, o Estágio Supervisionado II colaborou para o amadurecimento pessoal e profissional dos licenciandos contribuindo na constituição do ser professor.

Referências

ARAÚJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Reconfigurando o Estágio Curricular Obrigatório em Matemática para o Contexto de Ensino Remoto Emergencial. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-25, jan./dez., 2021.

BRITO, Roseli. Quando a aula dá errado. 20-?

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-28, abr./jun. 2021.

MARTINS, Fabiana Fernandes; MÜLLER-PALOMAR, Meire Terezinha. Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, n.13, mar. 2018.

SOUZA, Nadia Aparecida; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas Conceituais: Estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, v.26, n.03, dez.2010, p.195- 218.

SUZART, L.; NUNES DA SILVA, A. J. O estágio supervisionado e o constituir-se professor de matemática: "Ser ou não ser professor?". Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p.131- 141, 2020.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Rafael Florencio de; BISPO, Jaíra de Souza Gomes. Contribuições do Estágio Supervisionado no contexto remoto para a constituição do ser professor de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/58.. Acesso em: 14 nov. 2024.