Portfólio como instrumento de registro de ensino, aprendizagem e avaliação em Matemática
Palavras-chave:
Portfólio, Matemática, Aprendizagem, Avaliação, ProvaResumo
O presente relato apresenta uma prática de sala de aula com utilização do portfólio como instrumento de registro de ensino, aprendizagem e avaliação em turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Goes, Tempo Integral, localizado em Feira de Santana-Ba. A prática, além de contemplar registros de atividades nas diferentes metodologias de ensino de matemática, foi utilizada como substituta da prova, tornando-se um eficaz instrumento de avaliação da aprendizagem, capaz de oportunizar a recuperação da mesma de maneira quase que imediata, com alto índice de aprovação e baixo índice de exclusão entre os estudantes. O portfólio, além de ter sido meio de registro de atividades e de avaliação, serviu em situações diversas como meio de desenvolvimento de aprendizagem procedimental, atitudinal, conceitual, bem como registros de atividades de investigação e modelagem matemática. Vale ressaltar que o mesmo tornou-se um instrumento prático de autoavaliação que aumentou a participação dos estudantes nas aulas de matemática e nas respectivas tarefas ou propostas. Também é importante destacar que a prática aconteceu em um ambiente preparado, a sala de aula ambiente.
Referências
AMBRÓSIO, Márcia. Avaliação, os registros e o portfólio ressignificando os espaços educativos no ciclo das juventudes. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2015.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2012.
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