Uma análise das primeiras observações de uma residente do subprojeto de Matemática: o que existe e o que deveria existir?
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Matemática, Aprendizagem, Infraestrutura Escolar, Escola públicaResumo
No cerne deste relato são apresentadas algumas observações realizadas em uma sala de aula de um Colégio Estadual na cidade de Feira de Santana, provenientes do segundo módulo do subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A partir deste contexto, emergiram olhares que geraram questionamentos, como: quais elementos devem configurar a postura de uma discente do Curso de Licenciatura em Matemática frente às inúmeras barreiras limitantes inerentes ao processo de aprendizagem? A qual se insere numa questão teórica mais ampla, o que existe e o que deveria existir no contexto dos Sistemas Didáticos Matemáticos da Educação Básica? Visto que, não se pode negligenciar que o desenho delineado nesse cenário foi eivado de lacunas, os quais remetem às dificuldades na utilização de conceitos matemáticos básicos ou na recorrência de falas que demonstraram desinteresse, fuga e pressa em sair do ambiente escolar. A partir desta perspectiva, foi possível extrair e analisar a dinâmica de funcionamento das aulas, o que promoveu a necessidade pela busca de uma compreensão do universo a que estaremos expostos e o fomento em projetar possíveis soluções para uma reparação contínua e sólida que dialogue com às percepções e inquietações de uma docente em processo de formação.
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