Os desafios enfrentados por uma residente no gerenciamento de uma atividade investigativa

Autores

  • Laiane Santos Cordeiro Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Ana Clara dos Santos Lemos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Raylana Oliveira do Carmo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Jany Santos Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Danyelle Lima Araujo Moura Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Goes Autor

Palavras-chave:

Trigonometria, Atividade investigativa, Residência pedagógica, Relato de experiência

Resumo

O texto apresenta uma situação vivenciada por uma licencianda em matemática e residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP, tem como objetivo apresentar dificuldades encontradas pela residente no âmbito escolar durante a aplicação de uma atividade investigativas. O programa contribui para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, o lugar de atuação acontece em uma escola pública situada na cidade de Feira de Santana, BA, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A proposta que buscou avaliar a utilidade de atividades investigativas para o ensino de trigonometria. A metodologia utilizada foi a observação diagnóstica do nível de aprendizagem dos alunos, bem como a aplicação de exercícios e discussões em sala de aula. Por fim, é relatado a percepção que um residente ou estagiário desenvolve a respeito da responsabilidade de tomar conta de uma turma, planejar e se preparar para possíveis desafios. Os resultados descritos na conclusão deste material se mostraram necessários para novos professores, pois trazem a importância da associação da teoria e prática, bem como a utilidade de trabalhar atividades investigativas com os alunos. Essas práticas resultaram em melhorias significativas nos indicadores de aprendizagem e despertaram maior interesse dos estudantes pelo estudo da trigonometria.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília -DF, 2018.

BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia; PONTE, João Pedro da. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DA COSTA, Nielce M. Lobo. A história da trigonometria. Educação Matemática em Revista-Revista da SBEM, p. 60-68, 2003. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf> Acesso em: 22 de mai. 2023.

SANTOS. Vera Lúcia Lopes; TURIBUS. Sergio Nolêto. A Importância da Trigonometria e de Suas Aplicações no Cotidiano e na Construção do Conhecimento. Disponível em

<https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD4_SA113

_ID3977_29092021180346.pdf > Acesso em : 22 de mai. 2023.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Autêntica, 2016. p. 18-19.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

CORDEIRO, Laiane Santos; LEMOS, Ana Clara dos Santos; SANTOS, Raylana Oliveira do Carmo; GOULART, Jany Santos; MOURA, Danyelle Lima Araujo. Os desafios enfrentados por uma residente no gerenciamento de uma atividade investigativa. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/62.. Acesso em: 16 mar. 2025.