Os desafios enfrentados por uma residente no gerenciamento de uma atividade investigativa

Autores/as

  • Laiane Santos Cordeiro Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a
  • Ana Clara dos Santos Lemos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a
  • Raylana Oliveira do Carmo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a
  • Jany Santos Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a
  • Danyelle Lima Araujo Moura Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Goes Autor/a

Palabras clave:

Trigonometria, Atividade investigativa, Residência pedagógica, Relato de experiência

Resumen

O texto apresenta uma situação vivenciada por uma licencianda em matemática e residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP, tem como objetivo apresentar dificuldades encontradas pela residente no âmbito escolar durante a aplicação de uma atividade investigativas. O programa contribui para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, o lugar de atuação acontece em uma escola pública situada na cidade de Feira de Santana, BA, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A proposta que buscou avaliar a utilidade de atividades investigativas para o ensino de trigonometria. A metodologia utilizada foi a observação diagnóstica do nível de aprendizagem dos alunos, bem como a aplicação de exercícios e discussões em sala de aula. Por fim, é relatado a percepção que um residente ou estagiário desenvolve a respeito da responsabilidade de tomar conta de uma turma, planejar e se preparar para possíveis desafios. Os resultados descritos na conclusão deste material se mostraram necessários para novos professores, pois trazem a importância da associação da teoria e prática, bem como a utilidade de trabalhar atividades investigativas com os alunos. Essas práticas resultaram em melhorias significativas nos indicadores de aprendizagem e despertaram maior interesse dos estudantes pelo estudo da trigonometria.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília -DF, 2018.

BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia; PONTE, João Pedro da. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DA COSTA, Nielce M. Lobo. A história da trigonometria. Educação Matemática em Revista-Revista da SBEM, p. 60-68, 2003. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf> Acesso em: 22 de mai. 2023.

SANTOS. Vera Lúcia Lopes; TURIBUS. Sergio Nolêto. A Importância da Trigonometria e de Suas Aplicações no Cotidiano e na Construção do Conhecimento. Disponível em

<https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD4_SA113

_ID3977_29092021180346.pdf > Acesso em : 22 de mai. 2023.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Autêntica, 2016. p. 18-19.

Publicado

2024-10-05

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

CORDEIRO, Laiane Santos; LEMOS, Ana Clara dos Santos; SANTOS, Raylana Oliveira do Carmo; GOULART, Jany Santos; MOURA, Danyelle Lima Araujo. Os desafios enfrentados por uma residente no gerenciamento de uma atividade investigativa. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/62.. Acesso em: 27 jan. 2026.

##plugins.generic.shariff.share##