Feiras escolares de Matemática: experiência desenvolvida em escolas da rede municipal de Feira de Santana
Palavras-chave:
Feiras Escolares de Matemática, Educação Básica, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho é o relato de uma experiência com Feiras Escolares de Matemática desenvolvidas em quatro escolas da rede municipal de Feira de Santana-BA. As Feiras de Matemática são uma alternativa ao modelo de ensino tradicional, que considera o professor detentor do saber, no mesmo deve transmitir todo o seu conhecimento aos alunos de forma expositiva. O projeto foi construído para ser desenvolvido em três etapas: formação com professores representantes de cada escola; início e desenvolvimento nas unidades escolares e culminância das Feiras nas respectivas instituições. Durante o processo de desenvolvimento nas escolas, diversos desafios foram surgindo, mas as principais dificuldades foram a resistência de professores em participar do projeto e a falta de material para desenvolver determinados trabalhos. As culminâncias demonstraram que as Feiras de Matemática são uma possibilidade para tornar os estudantes protagonistas, construir significados para o conhecimento matemático ensinado na escola e a fomentar a integração de saberes entre a matemática e outras áreas.
Referências
MIZUKAMI, N. G. M., Ensino: as abordagens do processo, 6º edição, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
OLIVEIRA, F. P. Z.; ZERMIANI, V. J. Feiras de Matemática: Uma Manifestação da Educação Matemática de Santa Catarina. In: Educação Matemática em Santa Catarina: Contextos e Relatos / Org: Diretoria SBEM/SC 2018-2020. Florianópolis, SBEM-SC, 2020.
SILVA, V. C. Os reflexos das Feiras de Matemática nas salas de aula sob o olhar de professoras orientadoras para este evento. In: HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira et al. (Org.). Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau-SC: IFC, 2015, p. 83-92.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.