Desafie sua mente e aguçe seu raciocínio lógico: potencialidades do jogo moinho do vento e dos desafios figurais
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Projeto de Extensão, Moinho do Vento, Desafio Figural, Jogos EducacionaisResumo
O presente relato socializa uma experiência exitosa do Projeto de Extensão “Matemática é Show” desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que visa contribuir com o ensino de Matemática de maneira crítica, lúdica e contextualizada, evidenciando para a comunidade que a Matemática não se reduz às fórmulas engessadas. Dessa forma, objetivamos socializar as contribuições de duas atividades, com potencial lúdico, que contribuem para desenvolvimento do pensamento algébrico e o raciocínio lógico dos/as estudantes. Para isso apresentamos os jogos “Moinho do Vento” e o “Desafio Figural”, em que para o primeiro é utilizado um tabuleiro e peças de dominó em tamanho ampliado e para o segundo, temos a possibilidade de optar por uma gama de recursos, do físico ao digital. O “Moinho do Vento” é um jogo de estratégia, que não requer a realização de operações matemáticas para seu desenvolvimento, no entanto, exige habilidades mentais para criar estratégias que permitam montar o jogo. Com o “Desafio Figural” é possível abordar vários conteúdos da Matemática Básica, tais como, operações, expressões numéricas e expressões algébricas de uma forma diferenciada e divertida. Durante a aplicação das atividades, os/as participantes tiveram dificuldade para elaborar as estratégias de resolução, mas com as intervenções dos/as monitores, eles obtiveram êxito, expressando satisfação por conseguirem superar os obstáculos para alcançar os objetivos das atividades e demonstraram ter gostado de aprender e explorar conceitos matemáticos de forma divertida. Assim, podemos inferir que as propostas apresentadas contribuíram para o desenvolvimento de um ensino de Matemática diferenciado e com potencial lúdico.
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