Experiências de extensão em um laboratório de ensino de Matemática

Autores

  • Anna Victória Borges de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Monalisa Teles Barros Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

LAMULI, Extensão, Ensino de Matemática, Formação de Professores

Resumo

O Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tem se configurado essencial na formação de futuros professores que ensinam Matemática, pois é onde a universidade se insere na realidade da escola pública com o objetivo de aprender com as experiências que ocorrem naquele espaço, contribuindo para a promoção do ensino e da aprendizagem em Matemática. É responsável por uma série de ações como oficinas, eventos e visitas, com objetivo de refletir sobre práticas docentes de licenciandos em Matemática e Pedagogia e professores que ensinam Matemática na Educação Básica no intuito de fomentar estratégias metodológicas diferenciadas para o ensino de matemática.

 

Referências

ANTUNES, Danielle Morais da Silva; OLIVEIRA, Antônio Carlos Bispo de; ARAUJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos. O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Anais do XIV Colóquio

Internacional "Educação e Contemporaneidade", São Cristóvão/SE, v. XIV, n. 14, Set. 2020. Educação e ensino de matemática, ciências Exatas e ciências da natureza, p. 03.

Disponível em: | https://www.coloquioeducon.com/. Acesso em: 19 maio 2023.

BARRETO, Cristiane Santos. Laboratório de Ensino de Matemática: conhecendo, avaliando e construindo. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - PROFMAT, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

BARZANO, M.; ARAUJO, M. L. H. S.; JESUS, W. Divulgação Científica na Educação em Ciências: experiências do ensino de Biologia e Matemática no projeto Entre Professores da UEFS. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 69, p. 29-42, 2016

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das instituições públicas de educação superior brasileira. Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012. Coleção Extensão Universitária; v. 7

GONÇALVES, Antonio Roberto (2003). O Uso do Laboratório no Ensino de Matemática – Dissertação de Mestrado. Jacarezinho - PR: FAFIJA

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

RÊGO, Rômulo Marinho; RÊGO, Rogéria G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, p. 39-56, 2006.

SILVA, Raquel Correia da; SILVA, José Roberto da. O PAPEL DO LABORATÓRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. [s. l.], 16 jul. 2004. Disponível em: GT 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. Acesso em: 22 set. 2022.

TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 63.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Anna Victória Borges de; BARROS, Monalisa Teles; ARAÚJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos. Experiências de extensão em um laboratório de ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/65.. Acesso em: 18 fev. 2025.