Educação estatística: a interferência do medo de errar nos processos de ensino e aprendizagem

Autores

  • Ilan Carlos Santos de Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Vitória Rocha Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação estatística, Insegurança, Cognição, Pensamento matemático

Resumo

Este relato enseja analisar os resultados de uma experiência de microinvestigação que nos permitiu refletir sobre os processos de cognição de estudantes no âmbito da educação estatística por meio de tarefas, jogos e discussões englobadas no tema e entender como essa prática pode contribuir tanto para o fazer-se docente quanto para os profissionais atuantes em formação continuada, buscando sempre o aprimoramento das técnicas de ensino, visando uma maior proximidade com a realidade do estudante e com o modo como ele melhor assimila os conteúdos.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

CARVALHO, Ilan Carlos Santos de; SILVA, Vitória Rocha. Educação estatística: a interferência do medo de errar nos processos de ensino e aprendizagem. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/70.. Acesso em: 3 nov. 2024.