PIBID - relato de um bolsista de licenciatura em Matemática na inserção à docência.
Palavras-chave:
PIBID, Formação inicial, Processo formativo, Cotidiano EscolarResumo
Este texto, tem o objetivo de relatar as observações registradas no decorrer das atividades vivenciadas por aluno do curso de Licenciatura em Matemática participante do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior (CAPES). Ao participar da realidade escolar e de reuniões, oficinas, encontros, eventos, feiras, jornadas e sala de aula no ensino básico do CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves, sempre com os professores (coordenador ou supervisor), percebe-se a importância desse programa no percurso pedagógico formativo de um Licenciando em Matemática, principalmente pelo fato de que, através da observação pratica junto ao professor tutor, digamos assim, em sala de aula, traz uma vivencia e experiencia que reporta ao licenciando desafios a serem registrados e refletidos, complementando e contribuindo, na formação do pibidiano para sua futura profissão. Mostra-se, portanto, como uma oportunidade singular de aprendizado sobre os conhecimentos necessários ao “ser professor”, valorizando ainda, a escola como espaço de aprendizagem da docência.
Referências
ANDRADE, K.L.A.B. Paulo Freire dialogando com a matemática. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 56, p. 231-252. UFTO, TO. Jan./mar. 2018.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. SILVEIRA, H.E. Mas, Afinal: O Que é Iniciação à Docência? Atos de Pesquisa em Educação - ISSN 1809-0354 Blumenau, v. 10, n.2, p.354-368, mai./ago. 2015.
PANIAGO, R.N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S.A. O PIBID e a Inserção à Docência:
Experiências, Possibilidades e Dilemas. Educação em Revista. https://doi.org/10.1590/0102- 4698190935. 2018-10-2.
GATTI, B; ANDRÉ, M.; GIMENES, N; FERRAGUT, L. Um Estudo Avaliativo do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.