Ganhar na Mega-Sena: O que a Matemática tem a dizer!

Autores

  • Allan Amorim Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Eliane Carvalho Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Thiago Santos Mendes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Resumo

O presente trabalho busca relatar o desenvolvimento de uma oficina de Matemática que foi realizada durante uma ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em duas escolas públicas da cidade de Vitória da Conquista - BA. A temática proposta é parte introdutória de uma Sequência Didática para o ensino de Probabilidade e Estatística, que foi desenvolvida na disciplina Prática como Componente Curricular III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A abordagem da sequência tinha como foco os Jogos de Azar e como utilizá-los em sala de aula para ensinar Matemática. Como resultados, percebemos que os estudantes tiveram um interesse grande sobre a aprendizagem em relação ao conteúdo envolvendo Estatística e Probabilidade, além de participar ativamente da aula e nos motivar no que diz respeito à nossa futura profissão.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp- content/uploads/2018/11/7._Orienta%C3%A7%C3%B5es_aos_Conselhos.pdf . Acesso em: 08 jun. 2023.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Relatório Anual 2018. Brasília: Caixa Econômica Federal, 2018.

VIALI, L. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORIGEM DA TEORIA DA

PROBABILIDADE. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 143-153, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2008v8n16143-153. Disponível em:

http://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177. Acesso em: 08 jun. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Allan Amorim; BRITO, Eliane Carvalho; MENDES, Thiago Santos. Ganhar na Mega-Sena: O que a Matemática tem a dizer!. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/73.. Acesso em: 14 dez. 2024.