RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA VIVÊNCIA DE OBSERVAÇÃO NADISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA II

Autores

  • Alessandra Santiago da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • César dos Anjos de Miranda Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Larissa Silva Nascimento Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Michele Silva de Araújo Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Alayde Ferreira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Prática docente, Aprendizagem de Matemática , Observação, Ensino médio

Resumo

 Este relato de experiência é resultado do componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática II, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII, Senhor do Bonfim - BA, no primeiro semestre de 2022. A atividade teve como objetivo principal a realização de observação de duas turmas do 1°
ano, sendo uma turma A e a outra turma C do Ensino Médio, para conhecer a realidade da instituição de ensino e o processo de aprendizagem da Matemática a partir da imersão em aulas presenciais, que antecedem aos estágios supervisionados, para proporcionar ao discente uma experiência mais sólida com o ensino de matemática. Foi utilizada como metodologia para a análise do espaço escolar a observação em sala de aula e a apresentação de projetos por parte dos alunos do ensino médio.

Referências

DA SILVA, Américo Junior Nunes. O Laboratório de Educação Matemática e a

Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, v. 1, n.1, p. e20011001-e20011001, 2020. Disponívem em:

https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/14 Acesso em: 06 de

Julho, 2023

LIMA, Marta Gomes; DA ROCHA, Adriano Aparecido Soares. As Tecnologias

Digitais no Ensino de Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades,

Ciências e Educação, v. 8, n. 5, p. 729-739, 2022. Disponívem em:

https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/5513/2077 Acesso em: 06 de

Julho, 2023

LOPES, Rita de Cássia Soares. A relação professor aluno e o processo ensino

aprendizagem. Obtido a, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2011. Disponível em:

o.pdf> Acesso em: 16 de Abril, 2023

LUCENA, Regilania da Silva. Laboratório de Ensino de Matemática. 2017. Disponível

em: Portal eduCapes: Laboratório de Ensino de Matemática

Acesso em: 08 de julho, 2023

PINTO, Daniel Mira Rodrigues; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. O ensino

da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação.

REMATEC, v. 14, n. 32, p. 118-130, 2019. Disponível em:

http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155 Acesso em: 06 de

Abril, 2023

PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática

baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio

Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018. Disponível em:

Acesso em: 06 de Julho, 2023.

TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação

inicial de professores. 2004. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91124

Acesso em: 16 de Abril, 2023

UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão. Temas político-sociais no ensino da

Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 223-233, 2007. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9shX7k5475SxPDBKCHPmXFR/?lang=pt Acesso em:

de Julho, 2023

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, César dos Anjos de; NASCIMENTO, Larissa Silva; ARAÚJO, Michele Silva de; SANTOS, Alayde Ferreira dos. RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA VIVÊNCIA DE OBSERVAÇÃO NADISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA II. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/736.. Acesso em: 14 jan. 2025.