RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA VIVÊNCIA DE OBSERVAÇÃO NADISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA II
Palavras-chave:
Prática docente, Aprendizagem de Matemática , Observação, Ensino médioResumo
Este relato de experiência é resultado do componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática II, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII, Senhor do Bonfim - BA, no primeiro semestre de 2022. A atividade teve como objetivo principal a realização de observação de duas turmas do 1°
ano, sendo uma turma A e a outra turma C do Ensino Médio, para conhecer a realidade da instituição de ensino e o processo de aprendizagem da Matemática a partir da imersão em aulas presenciais, que antecedem aos estágios supervisionados, para proporcionar ao discente uma experiência mais sólida com o ensino de matemática. Foi utilizada como metodologia para a análise do espaço escolar a observação em sala de aula e a apresentação de projetos por parte dos alunos do ensino médio.
Referências
DA SILVA, Américo Junior Nunes. O Laboratório de Educação Matemática e a
Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional Educon, v. 1, n.1, p. e20011001-e20011001, 2020. Disponívem em:
https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/14 Acesso em: 06 de
Julho, 2023
LIMA, Marta Gomes; DA ROCHA, Adriano Aparecido Soares. As Tecnologias
Digitais no Ensino de Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades,
Ciências e Educação, v. 8, n. 5, p. 729-739, 2022. Disponívem em:
https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/5513/2077 Acesso em: 06 de
Julho, 2023
LOPES, Rita de Cássia Soares. A relação professor aluno e o processo ensino
aprendizagem. Obtido a, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2011. Disponível em:
o.pdf> Acesso em: 16 de Abril, 2023
LUCENA, Regilania da Silva. Laboratório de Ensino de Matemática. 2017. Disponível
em: Portal eduCapes: Laboratório de Ensino de Matemática
Acesso em: 08 de julho, 2023
PINTO, Daniel Mira Rodrigues; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. O ensino
da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação.
REMATEC, v. 14, n. 32, p. 118-130, 2019. Disponível em:
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155 Acesso em: 06 de
Abril, 2023
PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática
baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio
Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018. Disponível em:
Acesso em: 06 de Julho, 2023.
TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação
inicial de professores. 2004. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91124
Acesso em: 16 de Abril, 2023
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão. Temas político-sociais no ensino da
Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 223-233, 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9shX7k5475SxPDBKCHPmXFR/?lang=pt Acesso em:
de Julho, 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.