O uso do geogebra no ensino de funções de 1º e 2º grau: uma abordagem inovadora e significativa
Palavras-chave:
Educação Matemática, Residência Pedagógica, Ensino de funções polinomiais do 1º e 2º graus, TecnologiaResumo
Este Relato de Experiência tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma oficina abordando funções reais de variáveis reais definidas por polinômios de primeiro e de segundo graus, utilizando o Software GeoGebra como facilitador do processo de aprendizagem. A oficina, um requisito das atividades do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, aconteceu em uma turma de Educação de Jovens e Adultos 3 (EJA3) e outra do 3º ano do Ensino Médio Regular, da Rede Estadual de Ensino, no município de Vitória da Conquista – BA. Os resultados apontaram para o entendimento de que a oficina foi enriquecedora para estudantes e residentes, promovendo a visualização dinâmica das representações gráficas das funções e a compreensão dos conteúdos abordados, embora a turma do Ensino Médio tenha progredido mais rapidamente do que a turma de EJA3. Também mostraram que o uso da tecnologia pode facilitar a compreensão desses conteúdos, mas o papel do professor continua essencial dentro da sala de aula.
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