SANKOFA: DECOLONIALIDADE MATEMÁTICA, UM OLHAR SOBRE A MÃE AFRIKA

Autores

  • Fabrício de Souza de Oliveira Instituto Federal da Bahia Autor
  • Tássio de Jesus da Silva Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Áfrika, Decolonialidade matemática, Matemática ancestral, Ishango, Lebombo

Resumo

A origem do nome África é sempre um aglomerado de incertezas, pois, devido a complexidade de sua origem fica realmente difícil entender de onde veio, como é sua escrita real e, assim como seu significado. Este trabalho tem por objetivo é propor um pensamento decolonial da matemática, evidenciando pensamentos matemáticos africanos e, vem trazendo contribuições, falando sobre a origem do nome do continente e de como a história perfez para chegar até aqui. Posteriormente vem trazendo a simbologia Adinkra, filosofia africana que descreve pensamentos ancestrais e, é possível perceber que muitos de seus símbolos possuem simetria e que os mesmos podem ser inseridos no currículo de matemática como ferramenta prática para exercer a lei 10.639/03. A seguir, faz um resgate histórico sobre as contribuições dos povos africanos para a matemática, o que por sua vez é importante pois mostra como este continente foi fundamental na construção dos primeiros pensamentos matemáticos. Sejam estes por conta do osso de Ishango, que é tido como a primeira calculadora do mundo. Pelo osso de Lebombo, o primeiro calendário lunar ou até mesmo pelo Ocre de Blombos, artefato matemático mais antigo que se tem registro até então. É um trabalho extremamente necessário, pois realoca a origem matemática e tenta desta forma, tentase romper o racismo científico.

Referências

Almeida, Manoel de Campos. A mais antiga manifestação de atividade matemática. Revista Educação em Movimento, v. IV, n. 11, Curitiba, 2005.

Brito, Sabrina. Descoberto o berço da humanidade na África. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/descoberto-o-berco-da-humanidade-na-africa. Acesso em: 11 de junho de 2023.

Dybax, Vanessa. Cultura africana por meio dos símbolos gráficos Adinkra. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016.

Engelke, Paloma. O amanhã e o ancestral. 2021. Disponível em: https://valkirias.com.br/amarelo-o-amanha-e-ancestral/valks-amarelo3. Acesso em: 11 de junho de 2023.

Hanza, Mbanza. Origem do nome Áfrika. 2019. Disponível em: https://epitoreporter.com/?p=1754. Acesso em: 11 de junho de 2023.

Oliveira, Fabrício de Souza de; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas. Ciência e religião: a matemática nos jogos de búzios. In: Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia. XVIII EBEM, 2019.

Oliveira, Fabrício de Souza de. Saberes decoloniais e origem da contagem. III encontro de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. 2022.

Oliveira, Fabrício de Souza de; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas. Diáspora africana: tecendo relações entre o Candomblé e o ensino de Matemática. Revista Humanidades e Inovação, 2023.

Martins, Mireile Silva; Moita, Júlia Francisca Gomes Simões. Formas de silenciamento do colonialismo e epistemicídio: apontamentos para o debate. 2018. Apud Santos, Boaventura de Souza; Menezes, Maria Paula. Epistemologias do Sul. 2009.

Santos, Boaventura Sousa. Da ideia de Universidade à Universidade de ideias. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 27/28, pp. 11-62. Junho de 1989.

Silva, Getúlio Rocha.; Farias, Luiz Márcio Santos. Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet. ODEERE, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 151-166, 2021.

Walsh, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala, Quito, 2009. Disponível em: http://www.flacsoandes.edu.ec/interculturalidad/wpcontent/uploads/2012/01/Interculturalidad-estado-y-sociedad.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Fabrício de Souza de; SILVA, Tássio de Jesus da. SANKOFA: DECOLONIALIDADE MATEMÁTICA, UM OLHAR SOBRE A MÃE AFRIKA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/740.. Acesso em: 14 jan. 2025.