MATEMÁTICA, DE VOLTA AO PASSADO: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcos Vinícius Ribeiro Barros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Eduardo Tavares Freire Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Pedro Damasceno do Prado Cabral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

História da matemática, Educação, Prática de ensino, Objetos matemáticos

Resumo

     Percebe-se que quando se trabalha com o nome de autores como: Leonard Euler, Pitágoras, Isaac Newton, entre outros, pode ser construído um pensamento eurocêntrico, no ambiente escolar. Pensamento este, que pode ser definido como uma perspectiva que centraliza países colonizadores, considerados “superiores” a outras civilizações. Como resultado desse processo foi desenvolvida a oficina “Matemática: de volta ao passado” no Colégio Estadual Adelmário Pinheiro, na cidade de Vitória da Conquista- BA. O objetivo da oficina foi trabalhar com os métodos matemáticos que eram utilizados pelas civilizações antigas e apresentar estes para os educandos de maneira interativa. Planejada em três momentos, o primeiro deles, foi teórico visando introduzir a história de cada civilização, o segundo um momento prático, em que os educandos iriam responder algumas perguntas e por fim, ocorreu um momento de discussão, questionando-os onde “a matemática foi criada?". Desta forma, essa experiência proporcionou aos ministrantes a oportunidade de trabalhar no contexto escolar e vivenciar na prática as discussões realizadas no âmbito de formação docente inicial e discutir a valorização do conhecimento, da cultura e costumes existentes em outras civilizações, mostrando que a história da matemática pode ser uma ponte para se alcançar uma sociedade mais étnica.

Referências

Andrade, Felipe P. A criação dos números e sua evolução matemática: de escrava a rainha da matemática. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. Disponível em: https://sca.profmatsbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=1834&id2=78505

Boyer, Carl B. História da matemática. São Paulo: USP, 1974.

Boyer, Carl Benjamim. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Ed. Edgard, 1996.

D'Ambrosio, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. São Paulo, 1999. Disponível em: http://cattai.mat.br/site/files/ensino/uneb/pfreire/docs/HistoriaDaMatematica/Ubiratan_DAmbrosio_doisTextos.pdf. Acesso em: 13/04/2023.

Ifrah, Georges. História Universal dos Algarismos, Volume 1: A inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.

Gasperi, Wlasta N. H. de, & Pacheco, Edilson Roberto. (2007). A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica. PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Retirado em 21 de maio, 2023, de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/701-4.pdf

Rossetto, Hallynnee H.P. Um resgate histórico: a importância da história da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2013. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20816/3/MD_EDUMTE_2014_2_43.pdf

Santos, H. S. A importância da utilização da história da matemática na metodologia de ensino: estudo de caso em uma escola municipal da Bahia. 2010. 64 f. Monografia apresentada ao curso de Matemática da Universidade Estadual da Bahia para obtenção do grau em Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

BARROS, Marcos Vinícius Ribeiro; FREIRE, Eduardo Tavares; CABRAL, Pedro Damasceno do Prado. MATEMÁTICA, DE VOLTA AO PASSADO: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2023. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/741.. Acesso em: 14 jan. 2025.