A CUBAGEM DE TERRA NO CONTEXTO CAMPONÊS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palavras-chave:
Cubagem, Medidas Agrárias, Ensino, MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a Matemática presente na cubagem de terra realizada no contexto camponês. Com este propósito, problematizamos as medidas agrárias e sua relação com o ensino da Matemática no contexto da Educação do Campo. Utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, considerando a prática de cubagem realizada por dois camponeses. Recorremos a observação e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados. Após a coleta de dados, a análise dos dados mostrou que a cubagem de terras está atrelada a conhecimentos adquiridos com a prática cultural e não, necessariamente, no âmbito escolar. Fazendo uso de unidades de medidas agrárias não convencionais, atrelados com as unidades de medidas do Sistema Métrico Decimal, verificou-se a importância de abordar tais práticas nas escolas do campo uma vez que estão ligadas à cultura dos povos camponeses.
Referências
Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.
Barros, O. S. Experiências tradicionais da agricultura familiar como recursos à compreensão de conceitos matemáticos. Belém: UFPA, 2005.
Brasil. Decreto-Lei nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 212, 4 nov. 2010.
Caldart, R.; Pereira, I.; Altejano, P.; Frigotto, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
Dudan, D. Matemática: Sistema Métrico Decimal. Casa do Concurseiro, [s. l.], [20-?]. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/ead_casa/ead_casa/Aula/3006-sistema-metricodecimal-dudan.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
Godoy, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 35, p. 20-29, 1995.
Inmetro. O Inmetro de ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Inmetro, [2015?]. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/museu/linha-do-tempo.asp. Acesso em: 29 abr. 2023.
Lima, A. S. de; Lima, I. M. da S. Educação Matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [s. l.], v. 4, n. 3, 2013.
Machado, N. J. Medindo Comprimentos. São Paulo: Scipione, 2000.
Santos, M. P. dos. Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola ativa em classes multisseriadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade da Madeira, Funchal, 2015.
Silva, I. da. A história dos pesos e medidas. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
Souza, T. de S.; Lima, Maria Batista; Souza, Denize da S. Etnomatemática no campo: as “ticas de matema” de um cubador de terra do povoado Moita Formosa. Caminhos da Educação Matemática em Revista, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 60-75, 2021.
Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Vizolli, I.; Mendes, A. N. Braça, quadro e tarefa: um modo de efetuar medida de terras. Vidya, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 69-78, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.