A CUBAGEM DE TERRA NO CONTEXTO CAMPONÊS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Ayrton Pereira Suzarte Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Wlisses Matheus Santiago de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Cubagem, Medidas Agrárias, Ensino, Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Matemática presente na cubagem de terra realizada no contexto camponês. Com este propósito, problematizamos as medidas agrárias e sua relação com o ensino da Matemática no contexto da Educação do Campo. Utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, considerando a prática de cubagem realizada por dois camponeses. Recorremos a observação e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados. Após a coleta de dados, a análise dos dados mostrou que a cubagem de terras está atrelada a conhecimentos adquiridos com a prática cultural e não, necessariamente, no âmbito escolar. Fazendo uso de unidades de medidas agrárias não convencionais, atrelados com as unidades de medidas do Sistema Métrico Decimal, verificou-se a importância de abordar tais práticas nas escolas do campo uma vez que estão ligadas à cultura dos povos camponeses.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SUZARTE, Ayrton Pereira; CARVALHO, Wlisses Matheus Santiago de; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. A CUBAGEM DE TERRA NO CONTEXTO CAMPONÊS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/743.. Acesso em: 3 nov. 2024.