MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM NO 1° ANO B

Autores

  • Denis Rodrigues Xavier Universidade do Estado da Bahia Autor
  • João Vítor da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Arismaldo Leite Oliveira Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Dificuldades na matemática, Questionário, Ensino/Aprendizagem

Resumo

A matemática é uma das disciplinas mais importantes na formação educacional dos estudantes. No entanto, é comum que muitos alunos enfrentem dificuldades no processo de aprendizagem dessa matéria, o que pode afetar negativamente seu desempenho escolar e até mesmo desmotiva-los a continuar seus estudos. Com a chegada da pandemia, essa problemática se agravou ainda mais, uma vez que recursos e ferramentas educacionais foram limitados. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 1° ano B do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus - Paulo Afonso (BA) no ensino e aprendizagem de matemática, assim como propor soluções efetivas para melhorar o desempenho dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e motivador. Por meio da aplicação de questionários aos alunos e ao professor da disciplina, concluindo com coletas de informações valiosas que possam contribuir para a implementação de estratégias e soluções capazes de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dessa importante matéria.

Referências

Barbosa, L. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2. ed. Curitiba/PR: Bolsa Nacional do Livro, 2008.

Instituto Paulo Montenegro. São Paulo, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7160/5050. Acesso em: 02 jun. 2023.

Lopes, L. F. (2016). O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Básica e Superior.

Mastropieri, M. A., & Scruggs, T. E. (2004). Promoting academic resilience in elementary school students with learning disabilities. Exceptional Children.

Martins, A. A. A utilização da tecnologia no ensino da matemática. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, 2018.

Parra, C. N.; Saiz, I. M. Aprendizagem da matemática: uma perspectiva psicológica e didática. Porto Alegre: Artmed, 1996.

Smole, K. S.; Diniz, M. I.; Cândido, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre/RS: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

XAVIER, Denis Rodrigues; SANTOS, João Vítor da Silva; OLIVEIRA, Arismaldo Leite. MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM NO 1° ANO B. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/744.. Acesso em: 14 jan. 2025.