MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM NO 1° ANO B
Palavras-chave:
Dificuldades na matemática, Questionário, Ensino/AprendizagemResumo
A matemática é uma das disciplinas mais importantes na formação educacional dos estudantes. No entanto, é comum que muitos alunos enfrentem dificuldades no processo de aprendizagem dessa matéria, o que pode afetar negativamente seu desempenho escolar e até mesmo desmotiva-los a continuar seus estudos. Com a chegada da pandemia, essa problemática se agravou ainda mais, uma vez que recursos e ferramentas educacionais foram limitados. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 1° ano B do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus - Paulo Afonso (BA) no ensino e aprendizagem de matemática, assim como propor soluções efetivas para melhorar o desempenho dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e motivador. Por meio da aplicação de questionários aos alunos e ao professor da disciplina, concluindo com coletas de informações valiosas que possam contribuir para a implementação de estratégias e soluções capazes de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dessa importante matéria.
Referências
Barbosa, L. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2. ed. Curitiba/PR: Bolsa Nacional do Livro, 2008.
Instituto Paulo Montenegro. São Paulo, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7160/5050. Acesso em: 02 jun. 2023.
Lopes, L. F. (2016). O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Básica e Superior.
Mastropieri, M. A., & Scruggs, T. E. (2004). Promoting academic resilience in elementary school students with learning disabilities. Exceptional Children.
Martins, A. A. A utilização da tecnologia no ensino da matemática. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, 2018.
Parra, C. N.; Saiz, I. M. Aprendizagem da matemática: uma perspectiva psicológica e didática. Porto Alegre: Artmed, 1996.
Smole, K. S.; Diniz, M. I.; Cândido, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre/RS: Artmed, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.