IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Vitória da Luz Ameno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor
  • Brena Reis da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor

Palavras-chave:

Álgebra, Pensamento Algébrico, Matemática

Resumo

Este artigo apresenta a importância do pensamento algébrico na Educação Básica e seu impacto na aprendizagem matemática. Explorando conceitos como variáveis, expressões, equações e generalização. Desta forma, são propostas atividades práticas para promover o pensamento algébrico, como a resolução de problemas contextualizados, a criação de expressões algébricas a partir de situações-problema e a exploração de padrões matemáticos. Essas atividades visam engajar os estudantes de forma ativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades algébricas e a conexão entre a matemática e a realidade. Conclui-se que o pensamento algébrico é essencial para uma educação matemática de qualidade e, portanto, deve ser considerado como uma prioridade nos currículos escolares, incentivando pesquisas futuras e a implementação de atividades práticas para fortalecer o pensamento algébrico na Educação Básica.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

AMENO, Maria Vitória da Luz; SILVA, Brena Reis da. IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/745.. Acesso em: 26 abr. 2025.