DANDO SIGNIFICADO ÀS DEMONSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Lúcio dos Santos Roza Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Carlos Henrique da Silva Soares Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Demonstrações Matemáticas, História da Matemática, Ensino Superior

Resumo

Nesse estudo discutimos o tema demonstrações matemáticas, propondo o uso da História da Matemática como forma de dar significado ao estudo das demonstrações em cursos de Licenciatura em Matemática. Apresentamos e fundamentamos nossa compreensão de que re-demonstrar resultados matemáticos é uma forma de elucidar tais entendimentos, além de ser uma forma de produzir matemática, propondo um reforço da confiança nos resultados, na estrutura e na coerência da própria Matemática. Compreendemos que na formação do professor, a atividade de re-demonstrar é importante e evidenciamos a pertinência de serem utilizadas na formação visando a aprendizagem dos licenciando em cursos de formação de professores de matemática.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

ROZA, Lúcio dos Santos; SOARES, Carlos Henrique da Silva. DANDO SIGNIFICADO ÀS DEMONSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/746.. Acesso em: 21 ago. 2025.