Compartilhando experiências matemáticas por meio do Estágio Supervisionado

Autores

  • Viviane Chagas Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Gabriela Jade Novais da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Metodologias Ativas, Ensino de Matemática, Prática Docente

Resumo

O Estágio Supervisionado como componente curricular dos cursos de licenciatura, é indispensável para formação inicial, este possibilita que os futuros professores façam uma assimilação e reflexão dos conceitos aprendidos na teoria, relacionando-os por meio da prática. O referido trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas por duas licenciandas no contexto do componente Estágio Supervisionado II, integrante da matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Como aporte teórico, debruçamos-nos em documentos oficiais que regulamentam o estágio, como também, em autores que discutem sobre metodologias diferenciadas e formação inicial de professores. Consoante a isso, os dados utilizados para escrita do trabalho foram produzidos nas etapas de observação, coparticipação e regência, em duas turmas do 9º ano, Ensino Fundamental II, somando aproximadamente 80 educandos. Como resultados, ficou perceptível que por meio da utilização de metodologias diferenciadas os estudantes participam ativamente em seu processo de ensino e aprendizagem, sendo produtor do seu próprio conhecimento. Pode-se concluir que a atividade por meio da História em Quadrinhos (HQ), permitiu que os educandos de forma particular, exercitassem a sua criatividade, expressando de diferentes maneiras a compreensão dos conteúdos da disciplina de Matemática, por intermédio da escrita e ilustração.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Viviane Chagas; SILVA, Gabriela Jade Novais da. Compartilhando experiências matemáticas por meio do Estágio Supervisionado. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/75.. Acesso em: 18 fev. 2025.