A DISCALCULIA E A SUA DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DE CARTILHAS

Autores

  • Monique Teixeira Souza Instituto Federal da Bahia Autor
  • Jamille Vilas Bôas Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Discalculia, Transtorno de aprendizagem, Cartilha

Resumo

Este trabalho visa apresentar cartilhas disponíveis na internet que versam sobre discalculia e analisar como estas apresentam tal conceito. Para isso, discutimos sobre a discalculia enquanto um transtorno de aprendizagem na matemática. A pessoa com discalculia pode apresentar um baixo nível de desempenho nas atividades que envolvam pensamentos lógico-matemáticos e competências aritméticas. Quatro cartilhas sobre o tema foram analisadas. Estas podem ser materiais introdutórios importantes para professores de matemática. São uma fonte de subsídios teóricos e práticos acerca desse tema. Porém precisamos estar atentos para as denominações utilizadas indistintamente, como dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem.

Referências

Barbosa, L. M. S. (2008). Psicopedagogia: Um diálogo entre a psicopedagogia e a educação (2ª ed.). Curitiba: Bolsa Nacional do Livro.

Costa, D., et al. (2017). Aprendizagem de A a Z: Discalculia. Minas Gerais: Pearson Clinical Brasil.

Cozenza, R. M., & Guerra, L. B. (2011). Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed.

Echer, I. C. (2005). The development of handbooks of healthcare guidelines. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 13(5), 754–757.

Giordani, A. T., & Pires, P. A. B. F. (2020). Normas editoriais, orientação aos autores: Cartilhas. Editora UENP.

Kosc, L. (1974). Developmental dyscalculia. Journal of Learning Disabilities, 7(3), 163–177.

Lara, I. C. M. de. (2022). Discalculia do desenvolvimento: Alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas. Com a Palavra, o Professor, 7(17), 235–253.

Oliveira, C. R. B. O., & Ciboto, T. (2016). O desconhecimento dos docentes frente a discalculia. (Apresentação de trabalho/Congresso). Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo.

Peretti, L. (2009). Discalculia – Transtorno de aprendizagem (Monografia). Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim.

Pimentel, L. S., & Lara, I. C. M. (2013). Discalculia: O cérebro e as habilidades matemáticas. Portal Idea. Disponível em: http://www.portalidea.com.br (Acesso em: 12 de outubro de 2022).

Sanchez, J. N. G. (2004). Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed.

Scribd. (2018). Discalculia. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/392698876/DISCALCULIA-cartilha-pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2022.

Thiele, A. L. P., & Lara, I. C. M. (2017). A formação continuada e suas implicações na compreensão da discalculia. Revista Signos, 38(1), 1–15.

Tomazini, A. S. (2018). Análise e percepção da discalculia no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Básica, 3(8). ISSN 2526-1126.

Trevisan, M. C., & Scremin, G. (2019). Cartilha: Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem. EduCAPES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431692. Acesso em: 20 de novembro de 2022.

Viana, R. O., & Viana Junior, C. A. C. (2017). Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 16(2), 235–251.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SOUZA, Monique Teixeira; BÔAS, Jamille Vilas. A DISCALCULIA E A SUA DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DE CARTILHAS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/751.. Acesso em: 14 jan. 2025.