OS DESAFIOS E REFLEXÕES QUE A PANDEMIA EVIDENCIOU NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ERA DIGITAL
Palavras-chave:
Ensino remoto, Pandemia, MatemáticaResumo
Durante a pandemia, as instituições de ensino foram afetadas e os docentes tiveram que desenvolver novas metodologias para o ensino remoto, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). No entanto, a desigualdade social, problemas técnicos, conexão com a internet, utilização do ambiente virtual e a falta de dispositivos tecnológicos foram alguns dos desafios enfrentados. A pandemia trouxe reflexões para o sistema educacional brasileiro e a identificação das principais dificuldades e desafios do ensino da matemática durante esse período foi o objetivo do trabalho. Foram identificados 24 trabalhos relacionados com o objetivo da pesquisa e concluiu-se que o ensino remoto emergencial da matemática foi um desafio, com fatores que vão além do processo educacional brasileiro. É fundamental refletir criticamente sobre esses fatores para que novas práticas pedagógicas possam ser implantadas após a pandemia. As TDIC foram importantes para dar continuidade no processo de ensino e aprendizagem, e a revisão de literatura teve como objetivo específico verificar quais foram as principais ferramentas utilizadas no período de pandemia e como elas contribuíram no ensino da matemática.
Referências
Agência Alagoas. (2020). Parceria entre Seduc e Google cria 180 mil e-mails para professores e alunos de Alagoas. Disponível em: <http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/33379-parceria-entre-seduc-e-google-cria-180-mil-e-mails-para-professores-e-alunos-de-alagoas>. Acesso em: 10 fev. 2023.
Avelino, W. F., & Mendes, J. G. (2020). A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. *Boletim de Conjuntura (BOCA)*, 2(5), 56-62. ISSN 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes>. Acesso em: 13 fev. 2023.
Barreto, A. C. F., & Rocha, D. S. (2020). COVID-19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. *Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade*, 2, 1-11, jan./dez. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010>. Acesso em: 15 maio 2023.
Bastos, T. B. M. C., & Boscaroli, C. (2020). Os professores do ensino básico e as tecnologias digitais: uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. *Horizontes*. SBC. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/professores-do-ensino-basico-e-as-tecnologias-digitais/>. Acesso em: 10 fev. 2023.
Camas, N., Mandaja, M., Ribeiro, R., & Mengalli, N. (2013). Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3-834/3085>. Acesso em: 01 fev. 2023.
Campos, L. H., et al. (2018). Utilização de ferramentas Google para auxiliar na produtividade do ensino/aprendizagem entre discentes e docentes. In *XXIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão*. Acesso em: 15 abril 2023.
Galvão, M. C. B., & Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. *Logeion: Filosofia da Informação*, 6(1), 57-73.
Júnior, J. (2020). Dificuldades e desafios do ensino da matemática na pandemia. *Ensino da Matemática na Pandemia*, p. 1-32, 14 dez.
Okumura, R. (2020). Durante a pandemia, 67% dos alunos têm dificuldade para organizar os estudos online. *Estadão*, São Paulo, 30 fev. 2020. Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/agenciaestado/2020/10/30/durante-a-pandemia-67-dos-alunos-tem-dificuldade-para-organizar-estudosonline.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 19/02/2023.
Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na educação superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. *Horizontes*. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/>. Acesso em: 18 fev. 2023.
Sartori, A. S., & Soares, M. S. P. (2013). Concepção dialógica e as NTIC: A educomunicação e os ecossistemas comunicativos. Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2020.
Silva, I., & Silva, A. (2021). O impacto da pandemia COVID-19 na educação física escolar: Uma revisão integrativa da literatura. p. 1-26, 1 out.
Silva, S. L., Silva, R. D., Andrade, A. V. C., & Brinatti, A. M. (2020). Ensino remoto emergencial. Ponta Grossa, PR: Ed. dos Autores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.