QUE CRITÉRIOS USAR NA ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS?

Autores

  • Ana Paula Perovano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Rúbia Barcelos Amaral Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Livro Didático de Matemática, Escolha, Critérios

Resumo

Nesse texto, apresenta-se um recorte de um estudo que teve como cenário as discussões de um grupo de professores sobre a escolha do livro didático de Matemática. Aqui objetiva-se apresentar e discutir critérios, características e informações apresentadas por professores de Matemática ao deliberarem sobre a escolha do livro didático. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados foram produzidos a partir das respostas a um questionário e a transcrição de uma das reuniões com dez professores. A avaliação do livro didático com vistas à escolha é um exercício de reflexão que deve considerar as condições em que ocorrerá os processos de ensino e de aprendizagem e quais as funções desse recurso nesses processos. Esperamos contribuir para o debate sobre esse material multifacetado e complexo e que tem influência significativa nas práticas docente.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

PEROVANO, Ana Paula; AMARAL, Rúbia Barcelos. QUE CRITÉRIOS USAR NA ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/754.. Acesso em: 14 jan. 2025.