OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: O QUE REVELAM AS ANÁLISES DAS MATRIZES CURRICULARES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Gessica Oliveira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Wendel Oliveira de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Alayde Ferreira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação de professores

Resumo

Este texto relata uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo verificar se existiam componentes curriculares ofertados pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que agregassem aos graduandos metodologias de ensino para trabalhar com a diversidade de alunos presentes nas salas de aula, em especial os alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE 's). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e foi conduzida por meio de análise de bibliografias relacionadas ao tema em questão. A motivação foi despertada a partir da necessidade de promover uma Educação Especial e Inclusiva, de qualidade para todos os alunos. Os resultados indicaram que a formação dos professores de Matemática ainda é insuficiente em relação às necessidades educacionais especiais, o que demonstra a importância de uma revisão da formação docente para garantir uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

Referências

BAHIA. Projeto político pedagógico. Escola Municipal Dr. Luís Viana Filho, Senhor do Bonfim, 2022.

BAHIA. Projeto de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus II. Alagoinhas – 2011. Disponível em: [https://www.dcet2.uneb.br/wp-content/uploads/2021/07/EMENTARIO.pdf](https://www.dcet2.uneb.br/wp-content/uploads/2021/07/EMENTARIO.pdf). Acesso em: 01 de maio de 2023.

BAHIA. Projeto do Curso de Licenciatura em Matemática para Fins de Reconhecimento. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VI. Caetité – 2010. Disponível em: [http://dch6.uneb.br/wp-content/uploads/2021/04/PROJETOPEDAGOGICO.pdf](http://dch6.uneb.br/wp-content/uploads/2021/04/PROJETOPEDAGOGICO.pdf). Acesso em: 01 de maio de 2023.

BAHIA. Projeto de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VII. Senhor do Bonfim – 2011. Disponível em: [https://dedc7.uneb.br/wp-content/uploads/2021/05/Matematica-ProjetoPedagogico.pdf](https://dedc7.uneb.br/wp-content/uploads/2021/05/Matematica-ProjetoPedagogico.pdf). Acesso em: 01 de maio de 2023.

BAHIA. Projeto de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VIII. Paulo Afonso – 2012. Disponível em: [https://dedc8.uneb.br/wp-content/uploads/2021/07/PROJETO-PEDAGOGICO.pdf](https://dedc8.uneb.br/wp-content/uploads/2021/07/PROJETO-PEDAGOGICO.pdf). Acesso em: 01 de maio de 2023.

BAHIA. Projeto do Curso de Licenciatura em Matemática para Fins de Reconhecimento. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus X. Teixeira de Freitas – 2012. Disponível em: [http://dedc10.uneb.br/wpcontent/uploads/2021/05/ppc_mat.pdf](http://dedc10.uneb.br/wpcontent/uploads/2021/05/ppc_mat.pdf). Acesso em: 01 de maio de 2023.

BRASIL. Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília: Presidência da República, [2005]. Disponível em: [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm](https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm).

BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: Presidência da República, [2013]. Disponível em: [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm](https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm).

FERREIRA, Marco; PRADO, Susana Agudo; CADAVIECO, Javier Fombona. Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão. Revista de Educación Inclusiva, v. 8, n. 1, 2017.

FERREIRA, M.; BRANDÃO, T.; SANTOS, A. P. Conceitos e representações sobre Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um estudo qualitativo com educadoras de infância. Revista de Educação Especial e Reabilitação, p. 33-46, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade, p. 21-27, 2011.

RIBEIRO, Elisa Antônia. Evidência: A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Araxá, 2008. (p. 129-148).

ROZEK, Marlene. A formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. Educação Especial-em direção à educação inclusiva, 2012.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. Portal da UNEB. Disponível em: [https://portal.uneb.br/](https://portal.uneb.br/). Acesso em: 01 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Gessica Oliveira dos; SANTOS, Wendel Oliveira de Jesus; SANTOS, Alayde Ferreira dos. OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: O QUE REVELAM AS ANÁLISES DAS MATRIZES CURRICULARES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/759.. Acesso em: 14 jan. 2025.