PROBLEMAS MATEMÁTICOS: COMPREENDENDO SIGNIFICADOS EPISTEMOLÓGICOS
Palavras-chave:
Problemas Matemáticos, Educação Matemática, EpistemologiaResumo
Este trabalho tem como objetivo principal discutir alguns significados da ideia de problema matemático, apresentando suas características e aspectos centrais. Para tanto, lançamos mão de uma pesquisa bibliográfica, a fim de identificar estudos que versem sobre essa temática, levantando os pontos fundamentais desse fenômeno. A comunicação científica aqui desenvolvida se estrutura em quatro seções textuais que sintetizam bem as ideias discutidas. São elas: Contexto Epistemológico da Resolução de Problemas, Caminho Metodológico Assumido, dos Significados de Problemas Matemáticos e Observações Finais. Após as discussões teóricas realizadas, concluímos que a noção de problemas matemáticos pressupõe uma compreensão mais refinada de seu núcleo teórico e o reconhecimento dos quatro aspectos centrais que os constitui: a solução, os dados, as estratégias e as restrições. A discussão aqui promovida nos faz entender ainda a distinção que é possível fazer entre o conceito de problema e a ideia de exercício matemático.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopner; JUSTULIN, Andresa Maria (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-49.
CAI, Jinfa; JIANG, Chunlian; HWANG, Stephen. How do textbooks incorporate mathematical problem posing? An international comparative study. In: FELMER, Patrício et al. (org.). Posing and solving mathematical problems. Springer International Publishing: Switzerland, 2016.
CAVALCANTI, Almir Cesar Ferreira. Educação matemática e cidadania: um olhar através da resolução de problemas. 252 f. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
ECHEVERRÍA, María del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan Ignacio. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOUAISS, Antônio et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KOICHU, Boris. Mathematical problem solving in choice-affluent environments. In: Invited lectures from the 13th International Congress on Mathematical Education, ICME-13, Monographs, 2018.
LESTER, Frank. Musings about mathematical problem solving: 1970–1994. Journal of Research in Mathematics Education, v. 25, n. 6, p. 660–675, 1994.
LESTER, Frank. Trends and issues in mathematical problem solving research. In: LESH, R.; LANDAU, M. Acquisition of mathematics concepts and processes. Academic Press, 1983.
NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro, 1955.
NCTM. Agenda of action: recommendations of school mathematics of the 1980s. Reston, VA: National Council of Teachers Mathematics, 1980.
SCHOENFELD, Alan H. Reflections on problem solving theory and practice. The Mathematics Enthusiast, v. 10, n. 1, p. 8-34, 2013.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 39-60, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.