O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E OS PRINCÍPIOS DA DIVERSIDADE CULTURAL
Palavras-chave:
Livro didático, Diversidade cultural, Conhecimento matemáticosResumo
Este trabalho tem como objeto de estudo o livro didático do componente curricular Matemática – Projeto Ápis - 5° Ano, com um olhar para a diversidade cultural. Para tanto, o objetivo é analisar os princípios da diversidade cultural e as tendências da Educação Matemática presentes na organização de um livro didático de Matemática do Ensino Fundamental. Assim, a metodologia adotada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, que foi desenvolvida a partir das reflexões acerca da organização estrutural do referido objeto de análise. Por meio desse estudo, foi possível perceber que na parte integrada do livro didático, consta proximidade e distanciamento entre as concepções estudadas e discutidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na disciplina de Educação Matemática e Diversidade Cultural. Os resultados dessa pesquisa revelam, que o livro didático aqui apresentado indica possibilidades da Educação Matemática e da Diversidade Cultural no ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos no manual do professor, mas no livro do aluno, aparecem algumas imagens e perguntas que não são questionamentos, e tal condição nem sempre contribui para a reflexão e busca de respostas. Isso sinaliza que há uma contradição entre o proposto no livro do professor e no livro do aluno.
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