DILEMAS E DESAFIOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ailine Karla Cardoso da Silva Matos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Gustavo Ferreira Araujo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Educação Matemática, Juventudes, Estágio Supervisionado

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho com um foco sobre os dilemas e desafios de ensinar nessa modalidade em turmas com perfis distintos com relação a idade-série. Este estudo toma como instrumento os Diários Reflexivos das aulas na busca de análise sobre esses dilemas e desafios. Com base nessa proposta, percebemos que os dilemas e desafios encontrados em ensinar em duas turmas diferentes faz com que tenhamos consciência de que apesar de trabalhar o mesmo conteúdo, devemos estabelecer níveis e percepções de que os alunos possuem tempos de aprendizagem diferentes. Portanto, é importante analisarmos e refletirmos sobre as nossas elaborações de planos de aula para que possamos convidar os alunos a discutirem os assuntos e construí-los a partir daqueles que eles já saibam, até porque se torna primordial para contribuir na aprendizagem dos alunos e no auxílio do desenvolvimento de habilidade por eles.

Referências

BRASIL. Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2º grau e supletivo. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6494.htm. Acesso em: 44 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 2, de 20 de dezembro de 2019. [Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 13 abr. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 08 julho 2023.

BRUNO, A. M. Z. As contribuições do Estágio Supervisionado em Matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas no período de 2002 – 2007. 2009. 186 p. (Dissertação) — Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba-SP.

FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In: Fiorentini, D. (Org.), Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, p. 121-156, 2003.

LIMA, K. S. Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. *Educação Matemática em Revista*, Brasília, v. 24, n. 62, p. 166-177, abr./jun. 2019.

PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

SBEM (2003). Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Brasília, DF. Retirado em 18 de julho de 2016, de: https://www.academia.edu/4256113/subsidios_para_a_discussão_de_propostas_para_os_cursos_de_licenciatura.

SILVA, S. A. F., VASCONCELOS, P. B. M., & PAIVA, M. A. V. O Estágio Supervisionado: uma experiência de aprendizagens docentes na formação do futuro professor de Matemática. In C. S. Lopes, A. Traldi; A. C. Ferreira, O estágio na formação inicial do professor que ensina Matemática. Campinas: Mercado de Letras, p. 98-114, 2015.

UEFS. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Feira de Santana: UEFS, 2018.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

MATOS, Ailine Karla Cardoso da Silva; ARAUJO, Gustavo Ferreira. DILEMAS E DESAFIOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/765.. Acesso em: 14 jan. 2025.