MODELAGEM MATEMÁTICA E AS CONTROVÉRSIAS NA GERAÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Autores

  • Juscelino Lima Rios Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Flávia Cristina de Macêdo Santana Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Energia Solar fotovoltaica

Resumo

O presente estudo objetivou mapear as controvérsias na geração da energia solar fotovoltaica, em uma tarefa de Modelagem Matemática. Com este fim, apoiou-se no paradigma pós-humanista para a realização de uma pesquisa empírica, com base na observação. Coletou-se adotando como referência as atividades de ensino presencial realizadas em uma turma de estágio do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Para a análise dos dados, seguiu-se os princípios agnosticismo, simetria generalizada e associação livre para descrever as práticas, como proposto por Bruno Latour. Os resultados obtidos indicam o tecimento de uma rede de ligações entre humanos e não humanos e suas afetações. Encontrou-se controvérsias e associações relacionadas a desastres ambientais e sociais agenciados pela instalação das usinas hidrelétricas no Brasil, origem, distribuição e descarte dos insumos tecnológicos para a instalação da energia solar fotovoltaica, bem como a Lei 14.300 de 06 de janeiro de 2022.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

RIOS, Juscelino Lima; SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo. MODELAGEM MATEMÁTICA E AS CONTROVÉRSIAS NA GERAÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/767.. Acesso em: 8 dez. 2024.