A GEOMETRIA ESPACIAL E A LUDICIDADE: O PIFF GEOMÉTRICO EM UMA EXPOSIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Laíssa Castro Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor
  • Taylor Silva Menezes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação Matemática, Geometria Espacial, Jogo Matemático, Piff Geométrico

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo discutir e refletir sobre o ensino da geometria espacial, tendo como foco a realização de um jogo matemático, denominado Piff Geométrico, realizado em uma exposição interativa de jogos matemáticos no Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador. Para a discussão, selecionamos pesquisas realizadas no campo da Educação Matemática, com referências de autores sobre a importância de se ensinar geometria e os problemas enfrentados no ensino da mesma pelos docentes. Além disso, destacamos a experiência obtida no jogo e como ela pode ser utilizada para práticas futuras em uma sala de aula. Os resultados obtidos nessa experiência foram positivos, com uma participação assídua dos estudantes no jogo, mesmo com as dificuldades apresentadas inicialmente.

Referências

AGRANIONIH, N. T.; SMANIOTTO, M. Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível. In: SELVA, Kelly Regina. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

BARBOSA, C. P. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto: UFOP, 2011.

FONSECA, Maria da Conceição F.R., et al. O ensino de geometria na escola fundamental - três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 127 p.

PASSOS, C. L. B. Representações, interpretações e prática pedagógica: a geometria na sala de aula. 2000. 348 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/183802. Acesso em: 12 abr. 2023.

PEREZ, G. A realidade sobre o ensino da geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em Revista, SBEM, São Paulo, n. 4, 1995. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27527/. Acesso em: 30 abr. 2023.

REZENDE, D. P. L. Ensino e aprendizagem de geometria: uma proposta para o estudo de polígonos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2015. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.ufjf.br/ebra pem2015/files/2015/10/gd2_dayselane_rezende-A1.pdf&ved=2ahUKEwiGhcvF_6rAhXDq5UCHagNBF4QFnoECBAQAQ&usg=AOvVaw0tEZIbBFg-O_SRFt9hnhQi>. Acesso em: 12 abr. 2023.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

MATTOS, Laíssa Castro; SANTOS, Taylor Silva Menezes dos. A GEOMETRIA ESPACIAL E A LUDICIDADE: O PIFF GEOMÉTRICO EM UMA EXPOSIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/768.. Acesso em: 19 abr. 2025.