UM LEVANTAMENTO DOS ARTIGOS PRODUZIDOS SOBRE A PRESENÇA DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2020 A 2023
Palavras-chave:
Ensino remoto, Ensino de matemática, Tecnologias digitaisResumo
As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e com a pandemia de COVID-19 a presença destas no ensino ficou mais evidente. Diante disso essa comunicação científica que se trata de uma levantamento bibliográfico, tem como objetivo fazer o breve análise de artigos encontrados na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo observar a presença das redes sociais no ensino de Matemática durante e após o ensino remoto observando o que esses artigos têm a dizer sobre o assunto. Por fim foi identificado que as redes sociais apresentam um grande potencial como recurso pedagógico e espaço de ensino.
Referências
AGUIAR, R. F. de.; SALES, F. A. de L. O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 47–61, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004. Acesso em: 16 maio 2023.
BARROS, A. P. R. M. de.; MALTEMPI, M. V. Um olhar para a (re)constituição de práticas culturais de estudantes com a internet em um ambiente híbrido. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 73, p. 602–624, maio 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/LNxxPNGqrkw8TwZXj8FtsHb/?lang=pt#.
BORBA, Marcelo; SCUCUGLIA, Ricardo; GADANIDS, George. Fases das tecnologias digitais na Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. 155 p. ISBN 978-85-513-0300-9.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre - RS: Sulina, 2009. 191 p. ISBN 978-85-205-0525-0.
SILVA, G. J. N. da; SANTOS, V. C.; DIAS DA SILVA, J. N. Ensino de Matemática e formação inicial de professores: uma experiência com redes sociais. INTERMATHS, v. 2, n. 2, p. 304-318, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9808. Acesso em: 16 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.