DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS NO BRASIL, UMA APROXIMAÇÃO

Autores

  • Tiago Luz Ribeiro Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Júlio César Augusto do Valle Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Currículo, EJA, Educação Matemática, Educação de Adultos

Resumo

Neste texto, temos o propósito de apresentar alguns resultados e reflexões acerca de documentos e orientações curriculares para a educação matemática de pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil a partir de uma primeira aproximação. O material de análise se constitui das respostas às questões sobre currículo obtidas de professores e professoras que ensinam matemática na EJA em diferentes municípios e estados brasileiros. Tais docentes, participantes de um curso de extensão intitulado “A Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, responderam questões como: “Como você seleciona e organiza os conteúdos trabalhados em sala de aula? Comente”; “A proposta/orientação curricular leva em conta as particularidades do seu contexto escolar? Comente”; e “Considerando o seu contexto escolar, o professor tem autonomia para a prática de um currículo de matemática que considere mais adequado? Comente”. As respostas desses/as docentes nos auxiliam a endereçar questões de relevância e abrangência para refletirmos sobre os currículos de matemática na EJA.

Referências

FONSECA, Maria Conceição Reis. Educação matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FREITAS, Adriano Vargas. Educação matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

JANUARIO, Gilberto. Currículo de matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultural da matemática. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

JANUARIO, Gilberto; FREITAS, Adriano Vargas; LIMA, Katia. Pesquisas e Documentos Curriculares no Âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Bolema, v. 28, n. 49, p. 536-556, 2014. DOI: 10.1590/1980-4415v28n49a04.

POMPEU, Carla Cristina; VALLE, Júlio César Augusto; SANTOS, Priscila Ribeiro. Uma experiência de formação continuada com professores/as que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, V, 2021. Anais do V CNFP, v. 2, p. 752-763, 2021.

POMPEU, Carla Cristina; VALLE, Júlio César Augusto; SANTOS, Priscila Ribeiro. Vivências e experiências matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: formação de professores/as e autoria docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XV, 2022. Anais do ENEM, p. 1-12, 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SOUZA, Tiago Luz Ribeiro; VALLE, Júlio César Augusto do. DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS NO BRASIL, UMA APROXIMAÇÃO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/772.. Acesso em: 30 abr. 2025.