DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE TABULEIRO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O JOGO CALABOUÇO DAS EQUAÇÕES

Autores

  • Tailan de Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Alana Silva dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Jaylson Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos, Pensamento Computacional, Equações, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades do desenvolvimento do Pensamento Computacional mediante o jogo Calabouço das Equações, bem como a articulação das competências do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a saber: abstração, algoritmos, decomposição de problemas e reconhecimento de padrões com as etapas do jogo. Na introdução, versamos sobre o Pensamento Computacional e sua inserção em sala de aula. A respeito da metodologia, a presente pesquisa é de caráter qualitativo e tem por técnica de coleta de dados a observação, para captação dos dados. Ao final, descrevemos, nos resultados e discussões, a correlação entre os pilares fundamentais do pensamento computacional e ao jogar o jogo Calabouço das Equações, constatando que se usa o pensamento computacional para jogar o jogo.

Referências

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Tailan de Souza; SANTOS, Alana Silva dos; TEIXEIRA, Jaylson. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE TABULEIRO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O JOGO CALABOUÇO DAS EQUAÇÕES. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/775.. Acesso em: 14 jan. 2025.