ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO JOVENS E ADULTOS: uma análise de pesquisas acadêmicas
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos, EtnomodelagemResumo
Este artigo tem como objetivo identificar como se apresentam nas pesquisas acadêmicas, as relações entre a Etnomatemática e o Ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), correlacionando os saberes/fazeres no Ensino da Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfica, utilizando-se como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. A coleta de dados se deu a partir da análise de sete artigos, uma dissertação e uma tese, as quais foram analisadas a partir das seguintes categorias a priori: a) objetivos das pesquisas, b) metodologias das pesquisas e c) principais resultados. Consoante a isto, percebeu-se que o uso da Etnomatemática nas aulas de Matemática contribui para que as relações entre o ensino da Matemática e a valorização dos saberes e fazeres dos estudantes se expresse, uma vez eles possam fazer assimilações entre suas vivências cotidianas e o ensino formal. Com isso, enfatiza-se a importância e buscar alternativas para desenvolver a Matemática no ensino da EJA, pois os estudantes podem trazer os conhecimentos da sua vivência, e a partir do contexto, criar situações que viabilize o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, precisa-se pensar nas práticas educativas de modo que elas atendam a necessidade do público em questão, levando em consideração as peculiaridades do processo, assim como, buscar alternativas em que se possa desenvolver um ensino que tenha significado e que traga sentido ao envolvidos, e uma dessas alternativas pode ser a Etnomodelagem.
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