AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTA CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Formação DocenteResumo
Este estudo apresenta uma reflexão, a partir dos artigos publicados no Número temático: Avaliação em suas diversas vertentes, da revista baiana, “Com a Palavra, o Professor”. O objetivo deste trabalho é compreender os estudos a respeito da Avaliação da Aprendizagem em matemática, em suas diferentes vertentes, apresentados na revista baiana “Com a Palavra, o Professor”, em sua edição temática. A partir de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, foram selecionados 11 artigos científicos na revista supracitada, que compõem o corpus de análise, e sustentam as reflexões apresentadas nos resultados. O estudo foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), a partir dos anseios do primeiro autor em construir um conhecimento teórico a respeito da temática, para o desenvolvimento da sua Tese.
Referências
ALMEIDA, C. G. de; MADRUGA, Z. E. de F. "Resolução de Problemas como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Matemática: um estudo a partir do mapeamento de pesquisas científicas." Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 27, p. 207–227, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/7300. Acesso em: 6 jul. 2023.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Lisboa: Porto Editora, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.