TABUADA: Uma maneira lúdica de aprender

Autores

  • Ana Cristina Klauberg Dolzan Centro Educacional Daniel Maschio. Autor

Palavras-chave:

Jogos, Lúdico, Tabuada

Resumo

As aulas de matemática são um grande desafio, devido às dificuldades que existem no ensino e na aprendizagem dessa disciplina. Os alunos, normalmente, não sabem as tabuadas de multiplicação de cor e esse fato prejudica, em muito, o aprendizado da matemática e a agilidade nos cálculos. Há, todavia, vários recursos que o professor pode utilizar, em sala de aula, para auxiliar na memorização das tabuadas, um deles são os jogos. Considerando esta problemática, apresentamos a seguir o relato de uma experiência aplicada nas aulas de matemática, que utiliza os jogos como estratégia desencadeadora do processo de ensino aprendizagem, realizada com 26 alunos do quinto ano, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Centro Educacional Daniel Maschio, no município de Rio do Sul. O foco deste trabalho foi a Tabuada, visto que a mesma é considerada essencial para facilitar e agilizar o desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Foi nesta busca que surgiu o lúdico, especificamente os jogos matemáticos, para o aprendizado e memorização, envolvendo a compreensão do conceito da multiplicação e o uso de suas aplicações na Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Propiciou também momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências, discussões e levando a todos os envolvidos a um bom resultado. Para tanto, a abordagem principal desse estudo foi a participação ativa dos alunos, na busca por estratégias metodológicas e construção de jogoseducativos envolvendo a Tabuada.

Referências

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo:IME-USP;1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GRANDO, Regina Celia. O conhecimento matemático e o uso na sala de aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pedagogia, Unicamp, Campinas, 2000

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

DOLZAN, Ana Cristina Klauberg. TABUADA: Uma maneira lúdica de aprender. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/783.. Acesso em: 14 jan. 2025.