MICROINVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SUBTRAÇÃO

Autores

  • Ângela Silva dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Micro investigação, Dificuldades na aprendizagem, Campo aditivo

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar uma prática de micro investigação com foco na forma como estudantes resolvem situações com subtração, pois é umas das quatros operações básicas e em que a maioria dos estudantes apresentam maior dificuldade de aprendizagem. Os registros produzidos pelo colaborador da investigação, durante sete encontros, foram tomados como teoremas em ação e analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Verganud. Como resultado, inferimos que de alguma maneira o campo conceitual aditivo não é alcançado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, talvez pelo tempo de aula restrito que é dedicado à proposição de situações que exploram esse campo conceitual. E destacamos as muitas aprendizagens ocorridas em relação ao processo de aprendizagem matemática ao observar a resolução de operações de subtração e analisar os registros produzidos pelo estudante

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MUNIZ, C. A. As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem. IN: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo. Anais..., SP: São Paulo, SBEM, 2016.

VERGNAUD, G. Quais questões a teoria dos campos conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista, 9(1), pp. 5-28 , 2018.

Brasil Escola. Exercícios sobre a subtração. Disponível em:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobresubtracao.htm . Acesso em: 25 de outubro de 2022

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Ângela Silva dos. MICROINVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SUBTRAÇÃO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/784.. Acesso em: 14 jan. 2025.