MICROINVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SUBTRAÇÃO
Palavras-chave:
Micro investigação, Dificuldades na aprendizagem, Campo aditivoResumo
O presente relato tem como objetivo apresentar uma prática de micro investigação com foco na forma como estudantes resolvem situações com subtração, pois é umas das quatros operações básicas e em que a maioria dos estudantes apresentam maior dificuldade de aprendizagem. Os registros produzidos pelo colaborador da investigação, durante sete encontros, foram tomados como teoremas em ação e analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Verganud. Como resultado, inferimos que de alguma maneira o campo conceitual aditivo não é alcançado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, talvez pelo tempo de aula restrito que é dedicado à proposição de situações que exploram esse campo conceitual. E destacamos as muitas aprendizagens ocorridas em relação ao processo de aprendizagem matemática ao observar a resolução de operações de subtração e analisar os registros produzidos pelo estudante
Referências
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https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobresubtracao.htm . Acesso em: 25 de outubro de 2022
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