Tendências em Educação Matemática: relato de um curso de extensão

Autores

  • Lívia Maria Pinto Macedo Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Ítalo da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Sealtiel da Silva Muricy Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Tendências em Educação Matemática, Educação Básica

Resumo

Este relato trata do desenvolvimento de um projeto de extensão, desenvolvido numa perspectiva de colaboração universidade-escola e de encontro/relação entre licenciandos (monitores) e docentes da Educação Básica, visando refletir sobre as atividades que são aplicadas na sala de aula. Teve como objetivo contribuir com a formação continuada de docentes de Matemática e com a iniciação à docência de alunos do curso de Matemática, a partir do aprofundamento das Tendências Teóricas e Metodológicas em Educação Matemática. Além disso, construir, juntamente com os graduandos bolsistas e os cursistas do projeto, ações e intervenções que potencializasse a aprendizagem em Matemática. O público alvo foram professores de Matemática do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Senhor do Bonfim – BA. A proposta foi iniciada no Núcleo de Educação Matemática (NEMAT), espaço educacional oferecido na UNEB, campus VII, com a organização e planejamento das atividades a serem realizadas. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo e de caráter exploratório que desenvolveu práticas educacionais a partir das relações subjetivas intrínsecas ao fazer pedagógico. A sua realização pautou-se em seis módulos, de um encontro por mês, nos turnos matutino e vespertino. Foram discutidas temáticas diferentes em cada encontro e desenvolvidas atividades com propostas de oficinas para serem trabalhadas com alunos no espaço escolar. Tais dinâmicas promoveram e ampliaram um aspecto mais didático e de interesse para professores, monitores e estudantes.

Referências

D’AMBRÓSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje. Temas e Debates. SBEM. Ano II N, v. 2, p. 15-19, 1989. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATIC A/Artigo_Beatriz.pdf. Acesso em: 20 de Abril de 2023.

FACCHI, Maria Gabriela. A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/29222/1/importanciamateriaismanipulavei s.pdf. Acesso em: 07 de Julho de 2023.

LOBATO, Lydia Fernandes et al. Desafios do ensino de geometria no ensino médio. 2019. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/582. Acesso em: 13 de Abril de 2023.

MASAGÃO, Marcelo. Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos. YouTube, 22 de Janeiro de 2013. Disponível em: https://youtu.be/mdan-caSnx0.

TEMAS CONTEMPOR NEOS TRANSVERSAIS NA BNCC: Contexto Histórico e

Pressupostos Pedagógicos. In: TEMAS CONTEMPOR NEOS TRANSVERSAIS NA BNCC. [S. l.], 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_con temporaneos.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.

ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, v. 8, n. 10, p. 77-94, 2007. Disponível em: http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/303. Acesso em: 30 de Maio de 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MACEDO, Lívia Maria Pinto; SANTOS, Ítalo da Silva; MURICY, Sealtiel da Silva. Tendências em Educação Matemática: relato de um curso de extensão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/80.. Acesso em: 18 fev. 2025.