Tendências em Educação Matemática: relato de um curso de extensão
Palavras-chave:
Projeto de Extensão, Tendências em Educação Matemática, Educação BásicaResumo
Este relato trata do desenvolvimento de um projeto de extensão, desenvolvido numa perspectiva de colaboração universidade-escola e de encontro/relação entre licenciandos (monitores) e docentes da Educação Básica, visando refletir sobre as atividades que são aplicadas na sala de aula. Teve como objetivo contribuir com a formação continuada de docentes de Matemática e com a iniciação à docência de alunos do curso de Matemática, a partir do aprofundamento das Tendências Teóricas e Metodológicas em Educação Matemática. Além disso, construir, juntamente com os graduandos bolsistas e os cursistas do projeto, ações e intervenções que potencializasse a aprendizagem em Matemática. O público alvo foram professores de Matemática do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Senhor do Bonfim – BA. A proposta foi iniciada no Núcleo de Educação Matemática (NEMAT), espaço educacional oferecido na UNEB, campus VII, com a organização e planejamento das atividades a serem realizadas. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo e de caráter exploratório que desenvolveu práticas educacionais a partir das relações subjetivas intrínsecas ao fazer pedagógico. A sua realização pautou-se em seis módulos, de um encontro por mês, nos turnos matutino e vespertino. Foram discutidas temáticas diferentes em cada encontro e desenvolvidas atividades com propostas de oficinas para serem trabalhadas com alunos no espaço escolar. Tais dinâmicas promoveram e ampliaram um aspecto mais didático e de interesse para professores, monitores e estudantes.
Referências
D’AMBRÓSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje. Temas e Debates. SBEM. Ano II N, v. 2, p. 15-19, 1989. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATIC A/Artigo_Beatriz.pdf. Acesso em: 20 de Abril de 2023.
FACCHI, Maria Gabriela. A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/29222/1/importanciamateriaismanipulavei s.pdf. Acesso em: 07 de Julho de 2023.
LOBATO, Lydia Fernandes et al. Desafios do ensino de geometria no ensino médio. 2019. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/582. Acesso em: 13 de Abril de 2023.
MASAGÃO, Marcelo. Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos. YouTube, 22 de Janeiro de 2013. Disponível em: https://youtu.be/mdan-caSnx0.
TEMAS CONTEMPOR NEOS TRANSVERSAIS NA BNCC: Contexto Histórico e
Pressupostos Pedagógicos. In: TEMAS CONTEMPOR NEOS TRANSVERSAIS NA BNCC. [S. l.], 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_con temporaneos.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, v. 8, n. 10, p. 77-94, 2007. Disponível em: http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/303. Acesso em: 30 de Maio de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.